sábado, 11 de fevereiro de 2017

Ranking da Fifa: Argentina é líder e Camarões sobe com título continental; Brasil segue em 2°


A Argentina segue na liderança do novo ranking da Fifa, divulgado pela entidade nesta quinta-feira. O Brasil se mantém na cola dos hermanos, com a Alemanha em terceiro. Em um período com poucos jogos, destaque para o crescimento de Camarões, que faturou pela quinta vez a Copa Africana de Nações, subiu 29 posições e está em 33º.

A vitória brasileira diante da Colômbia por 1 a 0, no Jogo da Amizade, não foi suficiente para tirar a ponta da Argentina. Por outro lado, os colombianos perderam a sexta posição para a França com a derrota.

Em oito dias. Número de mortos no Espírito Santo sobe para 137

O número de pessoas assassinadas no Espírito Santo subiu ontem para 137, em oito dias, superando o total de homicídios registrado durante todo o mês de fevereiro de 2016 (122).

Nesta sexta-feira, 10, o governo do Estado e associações da PM capixaba anunciaram o fim da greve. O acordo previa que os agentes voltassem ao trabalho às 7 horas da manhã deste sábado, 11, porém o motim prosseguiu, chegando ao oitavo dia. Mães e mulheres dos policiais permaneceram acampadas em frente ao Quartel Central da corporação em Vitória, impedindo a saída das viaturas. Elas diziam que não iriam recuar do ato por melhorias salariais e contestaram o acordo, alegando não terem participado das negociações.

Funceme prevê fim de semana com Chuvas no Ceará

É um nome repetido constantemente no início de todos os anos no Ceará: Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Este sistema meteorológico é o principal indutor de chuvas no Ceará e atua, principalmente, durante a quadra-chuvosa (fevereiro, março, abril e maio). Em 2017, a ZCIT já se aproximou do Estado, não agindo diretamente, mas influenciando em algumas precipitações registradas em janeiro.

Definidos os finalistas do Campeonato Tabuleirense de Futsal

Aconteceu na noite dessa sexta-feira, 10 de fevereiro, na Quadra Flávio Brilhante antiga CNEC, a 2ª rodada da fase semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte categorias Sub 14 e Adulto.

Na preliminar pelo Sub 14, Renovação e CEJOVEM protagonizaram um jogão de gente grande. Renovação comandada pelo Dedé Maguim saiu na frente ao 4 minutos com Gilberto marcando contra fazendo 1 a 0, placar da primeira etapa.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Barragem Lima Brandão de Granja está sangrando

Com as chuvas desta manhã de sexta-feira (10), a Barragem Lima Brandão, localizada no município de Granja, registrou o primeiro sangramento de barragem do Ceará. A quantidade de chuva registrado no município foi 18mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. A previsão é que a chuva no município continue nos dias seguintes para a alegria da população e também dos agricultores.

Avião que transportava Aécio Neves faz pouso de emergência em SP

Um jatinho que transportava o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez um pouso de emergência no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na noite desta quinta-feira, 9. Ninguém se feriu.

A aeronave Beechcraft Hawker 800 saiu de Brasília e deveria pousar em Congonhas, mas teve um problema no trem de pouso. Um pedaço do pneu sob a asa esquerda caiu no aeroporto de Brasília, durante a decolagem. O piloto percebeu o problema, solicitou prioridade e pousou com sucesso em São Paulo, pouco depois das 22 horas, informou a GRU Airport, empresa que administra o aeroporto.

Governador Camilo aprova projeto de urbanização do Horto de Juazeiro. Obras serão iniciadas ainda este ano

Uma boa notícia para a cidade de Juazeiro do Norte. Finalmente a tão sonhada urbanização do Horto do Padre Cícero, tem data para começar. O projeto foi aprovado ontem pelo governador Camilo Santana que determinou o início ainda este ano. Estimada em R$ 24 milhões garantidos pelas taxas de compensação ambiental, o governo pretende, ainda, buscar parcerias com empresas privadas para diminuir os custos da obra.

Fenômenos lunares movimentam o céu neste final de semana

Três fenômenos astronômicos ocorrem de hoje para amanhã, simultaneamente em nosso céu: um eclipse lunar, uma Lua de Neve e a visita de um cometa. Os eventos acontecem na seguinte ordem. Hoje, sexta-feira, acontece um novo eclipse lunar. Trata-se do fenômeno denominado lunar penumbral que deixa a Lua cheia menos brilhante, como se houvesse um véu diante dela. O fenômeno ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol e o alinhamento faz com que a sombra da Terra seja projetada sobre a Lua.

Com 128 mm, Porteiras registra maior volume de chuva do Ceará em 2017

No 10º dia da quadra chuvosa do Ceará choveu em mais de 60 municípios com volumes intensos em pelo menos 5 cidades, todas elas do Cariri, região que historicamente é atingida pela seca.
A chuva mais intensa das últimas 24 horas aconteceu na cidade de Porteiras, distante de 530 quilômetros de Fortaleza. Lá, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume foi de 128 milímetros. Foi o maior registro na cidade desde o começo do ano, assim como a chuva mais intensa de 2017.

Ceará faz 2 a 0 no Horizonte e segue líder no campeonato estadual

Ceará segue absoluto no Campeonato Cearense. Nesta quinta-feira, o Vozão não teve uma atuação brilhante, mas dominou todo o jogo e bateu o Horizonte por 2 a 0, no Castelão, em partida válida pela sexta rodada do estadual.
Absoluto no jogo, o Ceará teve sua primeira chance aos 23 minutos. Romário cruzou pela esquerda e, de primeira, Felipe Tontini finalizou no travessão de Fábio Lima.

08 vagas de emprego nesta sexta (10/02) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 08 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Primeira parcela do IPVA 2017 vence nesta sexta-feira

Vence nesta sexta-feira (10) o prazo para os contribuintes que optaram por pagar o IPVA 2017 em até cinco parcelas. Ao todo, 2.215.370 veículos estão sendo tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 828.562.883,17 milhões, onde 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses. No último dia 31 de janeiro, aproximadamente 30% dos contribuintes pagaram o imposto em cota única.

Prefeitura de Russas segue efetuando pagamento da folha do mês de janeiro

A Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria de Finanças, segue efetuando o pagamento da folha do mês de janeiro/2017, do funcionalismo público municipal. Nesta quinta-feira, 09 de fevereiro, está sendo efetuado o pagamento dos servidores lotados na Secretaria do Trabalho e Assistência Social - SETAS, exceto o setor da seleção (Federal) e Aposentados.

A Prefeitura iniciou o pagamento do mês de janeiro no último dia 07, quando foram pagos os servidores das seguintes secretarias: De Educação, Infraestrutura, Esporte, Articulação Política, Meio Ambiente, Agronegócio, Cultura, Finanças e Planejamento; e ainda Gabinetes do Prefeito e Vice, DEMUTRAN e Procuradoria. Na quarta (08) foram pagos os servidores da pasta da Saúde, exceto os que trabalham na UPA.

Senado aprova MP que reforma o ensino médio; texto vai à sanção presidencial

O senado aprovou na noite desta quarta-feira (8), por 43 votos a 13, a medida provisória que estabelece uma reforma no ensino médio. Por se tratar de uma medida provisória, o texto tem força de lei desde a publicação no “Diário Oficial”, em setembro.
O plenário rejeitou os dois destaques (propostas de alteração do texto) apresentados pela oposição. A matéria já passou pela Câmara. Com a aprovação no Senado sem mudanças, seguirá agora para sanção presidencial.

Cantor Luan Santana será atração no Carnaval de Granja

O cantor Luan Santana vai animar o Carnaval de Granja (Zona Norte). Ele fará show, com seu repertório de música romântica e a la sertaneja, na segunda-feira, dia 27. Pelo menos é o que está confirmado na agenda disponível no site do artista.
Antes de vir para Granja, Luan ainda fará apresentações no fim das férias de Salvador, dia 21; depois, aparece no carnaval baiano dia 24; No dia 26, mais carnaval Vila Mix na Bahia, quando, de lá, ele desembarcará no Ceará para animar os granjenses.
Resta saber como se deu essa engenharia financeira para contratar um dos cachês mais caros do momento no País. A Prefeitura de Granja não deu detalhes ainda do acordo.
Mas, e aí, o Ministério Público será convidado?
Blog do Eliomar

2ª rodada das semifinais do Campeonato Tabuleirense de Futsal será disputada nesta sexta (10/02)

Acontecerá nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 19h, na Quadra da CNEC, a segunda rodada da fase semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte, promovido pela Liga Tabuleirense de Desporto.

No jogo preliminar, pelo Sub 14, duelo entre CEJOVEM e Renovação. O vencedor vai enfrentar na grande final a equipe dos Patos que eliminou o time do Distrito do Olho D’água da Bica por 6 a 4.

Na partida principal, pelo Adulto, duelo de gigantes entre Opção Digital e Tabuleiro Alvinegro. O vencedor enfrentará a equipe da Distribuidora Tabuleirense que eliminou o KR Society por 3 a 2. A grande final está prevista para o sábado dia 18.

Em jogo fraco e de poucas emoções, Fortaleza e Guarany de Sobral ficam no empate no Junco

O Fortaleza desperdiçou a chance de liderar provisoriamente o Campeonato Cearense. Nesta quarta-feira, 8, em jogo fraco tecnicamente no Junco, o Tricolor ficou no empate sem gols contra o Guarany de Sobral, perdeu uma colocação na tabela e agora é o terceiro. O Guarasol está em oitavo. 

Fortaleza e Guarany fizeram um primeiro tempo ruim no Junco. Com muitos erros de passe e sem objetividade, nenhuma das equipes conseguiu criar jogadas claras de gol e as emoções praticamente não existiram no estádio. O Tricolor até teve mais posse de bola e iniciativa no ataque, mas sentiu dificuldades na armação.

07 vagas de emprego nesta quinta (09/02) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 07 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

TRE do Rio cassa Pezão e Dornelles por abuso de poder econômico e político

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio cassou, na sessão desta quarta-feira, 8, os mandatos do governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB), e do vice-governador, Francisco Dornelles, por abuso de poder econômico e político, tornando-os inelegíveis por oito anos.

Ceará já registra mais de 14.400 casos de diarreia aguda

O número de cearenses atingidos por diferentes graus da Doença Diarreica Aguda (DDA) cresce a cada semana. Em 2017, já foram contabilizados 14.420 casos em todo o Estado, sendo 1.013 apenas em Fortaleza e na Região Metropolitana. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), notificados até a quarta semana epidemiológica.

Ceará tem pior prognóstico de chuvas entre os estados do Nordeste

Nova análise do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) reforça as previsões nacionais de que a quadra chuvosa do Ceará terá precipitações abaixo da média histórica. Conforme o estudo, o Estado tem a pior situação no Nordeste. Diferentemente dos estados a Leste, que sofrem influência de outros sistemas pluviométricos, o Ceará depende essencialmente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

“Os ventos alísios de sudeste estão mais fortes do que a média. Quando os ventos estão mais intensos, evapora mais água e a temperatura do mar cai. Durante março, abril e maio, a ZCIT procura região de águas mais quentes”, detalha o pesquisador do Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Paulo Nobre. A instituição é ligada ao MCTIC.

O modelo descrito pelo especialista já havia sido identificado em janeiro e se intensificou no início deste mês, mais precisamente no último dia 3. “Demos mais duas semanas para ver alguns campos que poderiam se modificar e indicar uma condição de mais pluviometria. Eles não se alteraram”, cita.

32 vagas de emprego nesta quarta (08/02) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 32 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Detran fará primeiro leilão de 2017 de 16 a 18 de fevereiro


O Detran realizará de 16 a 18 de fevereiro o primeiro leilão de 2017. Com a oferta de lotes de veículos em condições de uso, com documento de transferência e DUT, e veículos destinados à desmontagem.


Para fazer lance nos lotes de sucatas só será permitido a participação de pessoa jurídica, que já é sucateiro, devidamente cadastrados no setor de leilões, na sede do Detran, (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, bairro Maraponga.


O leilão acontece no pátio da Montenegro Leilões, na Rua Ademar Paula, 1.000, Esplanada do Castelão, com inicio às 10h e o término só após o arremate do ultimo lote ofertado no dia.


07.2.2017



GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259

Semifinais do II Campeonato Interno de Voleibol de Tabuleiro serão disputadas nesta quarta (08)

Acontecerão nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, na Quadra da CNEC, os jogos das semifinais do naipe masculino do II Campeonato Interno de Voleibol de Tabuleiro do Norte.

Na preliminar jogarão Matter Volley e Patos, e logo em seguida duelarão Bom Nome e Luxúria Team. Os vencedores farão a grande final nesta quinta, 09, na partida principal da final feminina entre Córrego de Areia e The Girls.


A comissão organizadora convida o torcedor tabuleirense e da região para prestigiar as partidas decisivas do certame.  

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aposentado grava momento em que carro explode em Campinas; vídeo

Um veículo pegou fogo e explodiu no Jardim Planalto de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (7). O aposentado Paulo de Lima gravou, com um celular, o momento exato em que partes dos veículos são arremessadas no entorno da Avenida Mercedes-Benz. Segundos antes, um ônibus com passageiros havia passado perto do carro em chamas. Não houve feridos.

Um caminhão dos Bombeiros já estava no local para combater o fogo, antes da explosão.

Vírus sincicial respiratório começa a circular na região nordeste

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o mais prevalente em crianças de até 24 meses, hospitalizadas, no período do estudo, em quatro capitais nordestinas, por problemas respiratórios.  A “estação de circulação do vírus” coincide, no Nordeste, com a estação das chuvas, com picos de infecção já a partir de fevereiro – que demonstra um padrão sazonal específico e diferente das regiões sul e sudeste.

09 vagas de emprego nesta terça (07) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 09 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Russas: Prefeitura realiza limpeza geral por toda área da Lagoa dos Canudos

A Prefeitura Municipal de Russas, através das Secretarias; de Meio Ambiente e Infraestrutura, iniciou nesta terça-feira, 07 de fevereiro, uma limpeza geral por toda área da Lagoa dos Canudos, localizada no bairro Guanabara, proximidades da Rua Lucia Helena Barreto.

O serviço está sendo realizado com a utilização de máquinas e caçambas e consiste na retirada de todo tipo de lixo: detritos, entulho ou outros materiais, que vem causando o assoreamento da Lagoa.  

Calendário de saques do FGTS será divulgado na primeira quinzena de março

A Caixa Econômica Federal informou que o calendário para o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será divulgado ainda na primeira quinzena deste mês.
No final do ano passado, o presidente Michel Temer anunciou que os trabalhadores poderão sacar todo o dinheiro que têm em contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
No anúncio, o governo não deu detalhes de como será o calendário de pagamento, apenas que ele seria divulgado em fevereiro.
Segundo informação do jornal “Folha de S.Paulo”, a ordem dos saques deve começar em março.
Blog do Eliopmar

Russas: Prefeitura iniciou nesta terça (07/02) o pagamento dos servidores referente ao mês de janeiro

A Prefeitura Municipal de Russas iniciou nesta terça-feira, 07 de fevereiro, o pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de janeiro de 2017.

Nesta data, está sendo efetuado o pagamento dos servidores lotados nas seguintes secretarias: De Educação, Infraestrutura, Esporte, Articulação Política, Meio Ambiente, Agronegócio, Cultura, Finanças e Planejamento; e ainda Gabinetes do Prefeito e Vice, DEMUTRAN e Procuradoria.


Apesar da crise econômica que afeta os municípios brasileiros, com diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeitura de Russas, vem honrando com o compromisso de manter o pagamento dos servidores sempre em dia.

Distribuidora Tabuleirense vence KR Society e avança a final do Campeonato Tabuleirense de Futsal

Noitada empolgante e cheia de emoções pela rodada de abertura das semifinais do Campeonato Municipal de Futsal da Liga Tabuleirense de Desportos, disputada nesta segunda, 06 de fevereiro, na quadra coberta Flávio Brilhante da CNEC.

Na preliminar pelo Sub 14 a equipe dos Patos, que tinha vencido fácil o time do Distrito do Olho D’água da Bica, encontrou muita dificuldade no confronto decisivo com o garoto Washington Vitor estraçalhando na partida para a equipe da Bica, mesmo sendo o garoto da partida marcando 3 gols não foi suficiente para assegurar a vitória. Patos venceu por 6 a 4. Gols de Lucas (3), Deivid (2), Paulo Henrique para os Patos. Descontaram Washington Vitor (3) e Ítalo para Bica.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Temer indica Alexandre de Moraes para vaga no STF

O presidente Michel Temer indicou nesta segunda-feira (6) o atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio foi feito há pouco pelo Palácio do Planalto por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

IFMB realizará no próximo sábado (11) o Culto dos Jovens Fortes

A Igreja Fonte Missionária do Brasil (IFMB) de Russas, irá realizar no próximo sábado, 11 de fevereiro, às 19h, em sua sede na Rua Raimundo Agostinho Santiago, 745, no Bairro Catumbela, o especial Culto dos Jovens Fortes, que contará com a ilustre presença da pregadora Sara Emanuelle.

41 vagas de emprego nesta segunda (06) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 41 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

São Paulo vence Canarinha da Ingá na estreia do Russano da 2ª Divisão

Em mais uma partida da fase classificatória do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2º Divisão 2017, disputada no início da noite do último sábado, 04 de fevereiro, no Estádio Olímpico Cesar Cals de Oliveira, a equipe do São Paulo foi superior e estreou na competição com vitória sobre a Canarinha da Ingá pelo placar de 2 a 1.

Com o triunfo o tricolor se igualou as equipes do Clube do Racha e Americano, na liderança da competição com 03 pontos cada.

Grupo armado explode BB de Tejuçuoca nesta madrugada

Grupo fortemente armado explodiu na madrugada desta segunda-feira (6), uma agência bancária na cidade de Tejuçuoca. A Polícia Militar afirmou que cerca de 10 homens invadiram a cidade, se dividiram e parte do grupo invadiu a agência e outra parte cercou o prédio policial da cidade.
Os assaltantes trocaram tiros com os policiais, mas ninguém ficou ferido. Moradores da cidade afirmaram que foram mais de 20 minutos de tiroteio. A agência ficou devastada e ainda não se sabe a quantia levada. Um veiculo foi encontrado, abandonado, em uma localidade próxima.
Segundo a Policia Militar, os assaltantes portavam pistolas calibre 380 e ponto 40, além de escopetas calibre 12 e até metralhadora a laser. A quadrilha utilizou dinamites para explodir por duas vezes o cofre do banco. Na manhã desta segunda-feira, policiais estão em busca do bando.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, 13 agências bancárias foram atacadas por assaltantes em 2017. Confira mais informações com o Correspondente Rogilson Brandão no Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 20 emissoras do Interior do Ceará) desta segunda-feira (06):

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Cresce no país número de municípios que dependem mais do Bolsa Família

A queda nas transferências federais tem deixado os municípios cada vez mais dependentes do Bolsa Família. De 2008 para cá, a proporção de recursos do programa social em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - principal fonte de renda das prefeituras - subiu de 25% para 40%, segundo levantamento feito pelo ‘Estadão Dados’.

Russas: Escolinha Guardiões do Gol lançará projeto social na comunidade do Alto São João

A escolinha preparatória de goleiros Guardiões do Gol com sede em Russas, sob a coordenação do professor Françueldo, popular Bang, irá realizar o lançamento de mais um projeto social de cunho esportivo na comunidade do Alto São João, periferia da cidade de Russas.

O evento de inauguração acontecerá no próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 15h, na quadra esportiva do Zé do Cemieixo. O projeto vai trabalhar as modalidades esportivas; Futsal e Voleibol e beneficiará inicialmente aproximadamente 80 crianças oriundas da comunidade do Alto São João e localidades adjacentes.