segunda-feira, 18 de junho de 2018

Pesquisa aponta que 62% dos jovens brasileiros pensam em ir embora do País

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha indicou que 62% dos jovens entre 16 e 24 anos, se mudariam do Brasil para morar em outros países. Uma reportagem feita pela Folha de São Paulo aponta que o grau de insatisfação é grande não só entre jovens, mas também entre a população adulta de diferentes classes sociais. 

Segundo o levantamento, o desejo de deixar o País é de 43% da população adulta, o que representa 70 milhões de brasileiros com mais de 16 anos. De acordo com a Folha de São Paulo é crescente o número de brasileiros que têm se movimentado para mudar dde País. Nos Estados Unidos, dobrou o número de vistos para imigrantes brasileiros de 2008, considerado o ano da crise global, para 2017.

Os pedidos para cidadania portuguesa também cresceu significativamente. No consulado de São Paulo houve 50 mil concessões desde 2016. Durante o mesmo período, o número de vistos dobrou para estudantes, empreendedores e aposentados que visam fixar residência em Portugal. Segundo Flávio Comin, professor da Universidade Ramon Liull, de Barcelona, grandes fatores de sucesso e fracasso explicam essa movimentação.

Exemplo disso é que para a grande maioria, ficou mais fácil se mudar. “Na internet dá para ver a rua onde se pretende morar, a sala do apartamento que se quer alugar” No entanto, há também a grande frustração. “O Brasil de 2010 promoveu as expectativas de que nosso país seria diferente. O tombo foi maior quando se descobriu que não estávamos tão bem quanto se dizia.”

A pesquisa Datafolha apontou que os jovens não são os únicos que estão insatisfeitos com o Brasil: 56% que têm ensino superior e 51% dos integrantes de classes A e B também gostariam de deixar o País para viver no exterior. Os principais destinos são, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
 
O Povo

0 comentários:

Postar um comentário