terça-feira, 21 de setembro de 2010

Russas realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef: Edição 2009/2012


O município de Russas realizou no dia 20 de setembro, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef: Edição 2009-2012.

O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e pela Comissão Pró-Selo do Município, com o objetivo de promover a participação social no diagnóstico da situação das crianças e adolescentes, elaboração, acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a infância e a adolescência.

Os trabalhos foram coordenados pela Presidente do CMDDCA Bernadete Santiago, que inicialmente fez a apresentação dos integrantes da Comissão Pró-Selo, equipe responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas para que Russas garanta os direitos das crianças e adolescentes e consequentemente conquiste mais um Selo Unicef. Na seqüência foram apresentados individualmente o diagnóstico da situação dos indicadores das Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, no tocante a garantia e defesa dos direitos dos meninos e meninas de até 17 anos, visto que a criança e o adolescente é prioridade absoluta e está acima de todas as prioridades do Município.

Com base no diagnóstico, a plenária foi dividida em grupos onde tiveram a oportunidade de analisar a linha de base encaminhada pelo Unicef, ou seja, o conjunto de indicadores sociais definidos na metodologia do Selo para avaliação do desempenho dos municípios na garantia dos direitos da criança e do adolescente, em seguida, houve a sistematização dos resultados dos trabalhos em grupos e dos debates em plenária, que servirão como subsídio para a Comissão Pró-Selo na elaboração do Plano de Ação, do município de Russas.

O 1º Fórum Comunitário foi uma iniciativa que fortaleceu a caminhada de Russas rumo ao penta na conquista do Selo Unicef Edição 2009/2012.

0 comentários:

Postar um comentário