segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Município de Russas constrói de forma democrática o Plano de Coleta Seletiva


A Coordenadoria do Meio Ambiente, CARITAS e COMDEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente) está em parceria construindo o Plano para implantação da coleta seletiva no município de Russas de forma democrática e participativa. Através de encontros realizados junto às secretarias (Saúde, Ação Social, Comunicação, Recursos Humanos, Gabinete, Infraestrutura, Educação e Agricultura), a Coordenadoria disponibiliza um questionário para cada Secretaria onde as mesmas irão fornecer informações da real situação dos resíduos sólidos do seu trabalho e darão também idéias e sugestões para a construção do Plano de Coleta Seletiva.

A CARITAS Regional Ceará está desenvolvendo um trabalho de capacitação junto aos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Russas, Quixeré, Aracati, Limoeiro do Norte, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Guaiúba. Juazeiro do Norte e Crato, através do Projeto Cataforte, convênio MTE/SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária)/Fundação Banco do Brasil, na perspectiva de formalização dos grupos (Associação ou Cooperativa) de forma que organizados possam garantir a efetivação de direitos sociais, como aquisição de EPI’s, transporte e galpão de triagem dos materiais que deverá ser disponibilizado pelas Prefeituras Municipais.

Em Russas, o plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e a construção coletiva do Programa de Coleta Seletiva para o Município está sendo discutido pela Cáritas, COMDEMA e Coordenadoria do Meio Ambiente, para que possamos garantir a participação e inclusão dos catadores.

Dentre as ações discutidas, a Prefeitura de Russas está apoiando a ação através de suporte técnico para a formalização do grupo de catadores do Alto São João. Além disso, estará fornecendo o galpão de triagem e transporte (caminhão para coleta do material) como também fornecimento de EPI’s.

0 comentários:

Postar um comentário