quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vereadores de Russas aprovam permuta de terreno público e aumento salarial dos profissionais do magistério


Os vereadores da câmara legislativa de Russa estiveram reunidos nesta segunda feira 18 de abril em mais uma sessão ordinária para discutir os projetos do executivo protocolados na casa, como também os requerimentos dos vereadores lidos na sessão.

Notando-se novamente a ausência do vereador Marcos Aurélio Ferreira Estácio, desta vez justificada com atestado medico, o presidente Francisco Das Chagas de Oliveira Lima (Chiquinho Cacholé) invocando a proteção de Deus deu inicio a sessão ordinária e autorizou o secretario a ler as mensagens envidas pelo executivo municipal.

Na primeira mensagem o poder executivo pedia a câmara autorização para permutar um terreno publico por outro terreno privado nas proximidades da Avenida Raimundo Cordeiro. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. A permuta feita beneficia diretamente a empresa Dakota Nordeste S A, Que pretende ampliar as instalações e construir novos galpões, o que vai gerar mais empregos para os Russanos.

Outra mensagem vinda do executivo municipal trousse para a apreciação e votação da câmara, o projeto de Lei que autorizava o município a conceder aumento salarial aos profissionais do magistério. Durante as discursões o vereador Paulo Santiago alertou a presidência da casa para colocar a matéria em votação naquela mesma sessão, só assim os servidores do magistério receberiam já este mês suas remunerações com o novo aumento. No final da sessão o projeto foi posto em votação e aprovado por todos os vereadores presentes na sessão.

Sem mais matéria a serem lidas o secretario João Torquato de Sousa passou a ler os requerimentos dos vereadores, sendo o primeiro de sua autoria. Em seu requerimento João Torquato solicitou do executivo junto às secretarias de educação e saúde, que fosse feito um estudo técnico nos alimentos vendidos nas portas e cantinas das escolas publicas e privadas do município, o requerimento visa proteger a saúde dos alunos e fiscalizar nestes alimentos o ter principalmente de gordura, açúcar e sal.

O vereador Fernando Amaral de Lima requereu do poder executivo junto a Seinfra, um novo recapeamento asfáltico por toda a via principal da cidade de Russas, começando na Avenida Benjamin Constante no entroncamento com a BR116, passando pela Avenida Dom Lino no centro da cidade, finalizando na Avenida Maria Ramalho, na ligação com a estrada da fruta CE-356. Outro requerimento do vereador Fernando Amaral solicitou da secretaria de educação que disponibilizasse de recipientes contendo álcool em gel nas salas de aulas do município.

Com esse produto os alunos poderiam fazer o asseio das mãos evitando o contagio e a proliferação de doenças causadas por germes e bactérias. Nos requerimentos verbais o vereador pediu que a mesa diretora da câmara mandasse oficio a todos os deputados votados em Russas pedindo o empenho deles na luta para trazer para a cidade, obras importantes que possam contribuir com o crescimento da cidade como, por exemplo, o IML, campos avançados da UFC e a perenizarão do riacho Araibu.

O vereador Paulo Santiago requereu verbalmente que a câmara enviasse votos de pesar para a família da senhora Joana Fonseca da Costa, a mesma faleceu aos 88 anos de idade.

No termino da sessão o vereador presidente Francisco das Chagas de Oliveira Lima (Chiquinho Cachole) falou das benfeitorias feita no plenário da câmara, e da aquisição de equipamentos que devem melhorar e facilitar os trabalhos no parlamento. Com a nova presidência a câmara de Russas ganhou uma nova cara, novo forro em PVC, mesas, cadeiras, gelágua, maquina de protocolo, modernos microfones e nova aparelhagem de som.

Segundo o presidente da casa, o próximo passo será a aquisição de centrais de ar condicionado. Chiquinho Cachole afirmou que sua passagem pela presidência da câmara dos vereadores será marcada por ações inovadoras no que dizem respeito ao parlamento Russano.

Fonte: TV Jaguar

0 comentários:

Postar um comentário