terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comissão da Infância debate em Russas violência sexual contra crianças


A Assembleia Legislativa, por meio da Comissão da Infância e Adolescência, vai realizar nesta terça-feira (22/11), no município de Russas, o VIII Seminário Regional da campanha “Quem Cala, Consente: violência sexual contra criança e adolescente é crime!”. O evento - promovido em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), acontece a partir das 8 horas, na Associação Atlética e Cultural.

Durante o seminário, a psicóloga e escritora Helena Damasceno vai explicar as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais, os meios de denúncias, bem como a legislação relacionada ao tema.

A presidente da comissão, deputada Bethrose (PRP) (foto), disse que a importância do seminário consiste em mobilizar o maior número de pessoas e incentivá-las a denunciar o crime. “Estamos formando multiplicadores”, ressaltou a deputada, que lamentou a diminuição de notificações em 2011 através dos disques denúncias nas três esferas de governo. No entanto, ela acredita que a partir da realização dos seminários as denúncias aumentem no Estado.

A parlamentar explicou que a cada seminário as escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual são instruídas a fazer um plano de ação estratégica no combate à violência sexual. O documento é enviado posteriormente à comissão, que fará os devidos encaminhamentos.

O ciclo de debates está ocorrendo nas principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. O fórum já foi realizado em sete municípios: Itapipoca (07/06), Acaraú (21/06), Camocim (12/08), Tianguá (31/08), Baturité (28/09), Canindé (07/10) e Jaguaribe (27/10).

A expectativa é que até junho de 2012 o evento aconteça ainda nos municípios de Sobral, Horizonte, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
LS/CG

Fonte: Agência de Notícias da Assembléia Legislativa

0 comentários:

Postar um comentário