segunda-feira, 21 de novembro de 2011

II edição da Exposição “Os Negros” foi lançada em Russas


Aconteceu na sexta-feira, 18, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara, em Russas a solenidade de lançamento da II edição da exposição “Os Negros”, promovida pelo Grupo de Trabalho Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-racial pró-selo Unicef, coordenado pela curadora Lúcia Silva, com o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal, e apoio do Governo Municipal, Vereador Chiquinho Cacholé e Adeziva Comunicação Visual. A Exposição, que conta através de imagens, textos e objetos um pouco da história da cultura negra, ficará a disposição para visitação até 18 de fevereiro.

Participaram do evento a Curadora Lúcia Silva; Secretária Municipal da Assistência Social, Sra. Adriana Ribeiro; Professora Bernadete Santiago representando a Secretaria da Educação; Coordenador Municipal de Cultura e Turismo, José Maria de Santiago; Vereadora Noilda Rocha; Relações Públicas do Qurartel do 1ª BPM, Major Humberto; alunos e professores de Escolas Públicas Municipais; Fanfarra Fera; Sociedade Civil e Imprensa.

Um cortejo liderado pelo som da Fanfarra Fera e seguido por autoridades e populares, objetivando despertar a sociedade russana para o lançamento da Exposição, concentrou e saiu do CEO Municipal, percorreu pela Avenida Dom Lino até o Centro Cultural.

Logo em seguida foi realizada a solenidade de lançamento que contou com a fala das autoridades, apresentação de danças afro-brasileiras, pelos alunos das Escolas Municipais; João Rebouças do Amaral (Capim Grosso), Maria Martins de Carvalho (Pitombeira I) e Alípio Rodrigues (Boa Vista); abertura do Museu para as visitas e muita música ao vivo com a banda Rebolado do Forró, da comunidade de Santa Terezinha.

Em janeiro, dia 12, como parte da programação da Exposição, será realizado no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara um concurso de beleza negra, para a escolha do mais belo casal afro russano. Em fevereiro, por ocasião do encerramento acontecerá uma roda de samba e outras apresentações musicais com a participação de músicos russanos.

A sociedade de Russas e demais municípios da região está convidada a prestigiar a exposição, que tem por objetivo difundir e valorizar a cultura negra. Além de marcar as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no Brasil em 20 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário