sábado, 3 de dezembro de 2011

Município de Russas realizou 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social


O Poder Executivo do município de Russas realizou nesta sexta-feira, 02 de dezembro, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social, cujo tema abordado foi “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”. O evento teve como objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.


No decorrer do dia várias atividades foram realizadas para explorar o tema em estudo. Uma palestra foi ministrada pela Dra. Sandra Gomes Oliveira, Gestora de Rede de Ouvidorias do Governo do Estado do Ceará; aconteceram também discussões em grupo e na plenária. Ao final dos trabalhos foram aprovadas as Diretrizes/Propostas do Município, que serão encaminhadas através de relatório à Comissão Organizadora da Conferência Estadual, bem como foram eleitos delegados que representarão Russas na 1ª CONSOCIAL do Estado.

Participaram da Conferência, a Dra. Sandra Gomes Oliveira, Gestora de Rede de Ouvidorias do Governo do Estado do Ceará; Dra. Lidianny Nogueira Cordeiro, Procuradora Geral do Município; Chefe de Gabinete Nilberto Nogueira; Secretária Municipal da Educação Lindalva Pereira Carmo; Psicólogo Dr. Jorge Andrade representando a Secretaria da Saúde; Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro Lima; Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente Dernival de Oliveira; Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Margarida Pimenta Gotz; representantes de diversos segmentos sociais do Município, Sociedade Civil e Imprensa.

As Conferências municipais, bem como as estaduais são etapas preparatórias para a 1ª CONSOCIAL Nacional, convocada pelo Decreto presidencial de 8 de dezembro de 2010, a ser realizada no período de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília, com a participação de 1200 delegados, oriundos de todos os recantos do país.

Com a realização da 1ª CONSOCIAL Nacional, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

0 comentários:

Postar um comentário