terça-feira, 3 de janeiro de 2012

IJF receberá R$ 3 milhões para aquisição de novos equipamentos


O Instituto Dr. José Frota (IJF) vai receber R$ 3 milhões do Ministério da Saúde para aquisição de equipamentos para o pronto-socorro. A iniciativa faz parte do S.O.S Emergências, ação estratégica do governo federal que tem o objetivo de qualificar e ampliar o atendimento prestado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e lançado oficialmente no IJF no dia 17 de dezembro, com a presença do ministro Alexandre Padilha.

O Ministério da Saúde autorizou a compra de 13 tipos de equipamentos para o IJF, inclusive um tomógrafo computadorizado para uso exclusivo da emergência, que contribuirá para um diagnóstico mais rápido e eficiente dos pacientes.

Uma lavadora termodesinfectora irá agilizar a esterilização de instrumentos cirúrgicos, contribuindo para melhorar o fluxo nas salas de cirurgia. Dois arcos cirúrgicos permitirão cirurgias traumato-ortopédicas por vídeo com alta resolução de imagem e visualização em tempo real.

A lista inclui ainda desfibriladores, ventiladores pulmonares com monitores gráficos de LCD, aparelhos de hemodiálise, aparelho de raio-x digital e perfuradoras ortopédicas para inserção de fios cirúrgicos e parafusos em ossos.

Além disso, devem ser adquiridas 100 camas hospitalares mecânicas, duas mesas cirúrgicas elétricas com controle remoto e bisturis elétricos. Um digitalizador de imagens radiográficas fará a captura e digitalização de imagens radiográficas a partir de qualquer aparelho de raio-x, sem a utilização dos velhos filmes.

VEJA A LISTA DETALHADA DE EQUIPAMENTOS:

- Lavadora Termodesinfectora. É um equipamento para lavagem, desinfecção térmica e secagem de instrumentos cirúrgicos (1 unidade)

- Desfibrilador (4 unidades)

- Aparelho de Raio-x digital (1 unidade)

- Digitalizador de imagens radiográficas. Equipamento que captura e digitaliza imagens radiográficas a partir de qualquer aparelho de raio-x, sem a utilização dos velhos filmes (1 unidade)

- Cama hospitalar mecânica (100 unidades)

- Ventilador pulmonar com monitor gráfico de LCD (12 unidades)

- Tomógrafo computadorizado (1 unidade)

- Arco cirúrgico. Aparelho que possibilita cirurgia traumato-ortopedica por vídeo (2 unidades)

- Perfuradora ortopédica. Perfurador elétrico para inserção de fios cirúrgicos e parafusos em ossos (12 unidades)

- Bisturi elétrico (2 unidades)

- Mesa cirúrgica elétrica com controle remoto (2 unidades)

- Unidade de osmose reversa. Equipamento para tratamento de água para hemodiálise (2 unidades)

- Aparelho para hemodiálise (2 unidades)

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário