sábado, 21 de janeiro de 2012

Russas: SEAMA vem realizando o controle da Brucelose no rebanho bovino



A brucelose, também conhecida como febre de Malta, é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do gênero Brucella. Essas bactérias são principalmente transmitidas entre bovinos através da estabulação das fêmeas gestantes infectadas, ainda sem manifestações clínicas, bem como é possível mediante a compra de vacas clinicamente sadias, mas já infectadas, que abortaram ou pariram um feto morto anteriormente. A doença é responsável por grandes prejuízos no rebanho nacional de bovinos e bubalinos, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira.

Humanos podem adquiri-la através da transmissão da bactéria por ingestão de produtos do animal infectado, no caso o consumo do leite não pasteurizado ou do próprio queijo; pode ser contraída também pelo contato com o animal (aborto, placenta, feto, sangue), através da pele, por feridas mesmo as imperceptíveis, e ainda diretamente do ar através da aspiração. Seus sintomas são inespecíficos e de duração variável, o que dificulta a identificação da infecção. Pode haver febre, suores noturnos, calafrios, dor de cabeça, artralgias (dores articulares), anorexia (perda do apetite), os casos mais graves podem acometer rins, coração e fígado. A doença pode durar meses e até anos. Mesmo não sendo agudamente fatal prejudica cronicamente a saúde.


Por ser uma doença que causa prejuízos a saúde humana e dos animais, o Governo Municipal de Russas, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA, vem realizando o controle da brucelose no rebanho bovino, através da vacinação das fêmeas com idade entre 03 a 08 meses de vida com a vacina B-19, e acima de oito meses com a vacina RB-51. Essa importante ação tem por objetivo prevenir que a enfermidade se prolifere entre animais e destes aos humanos.

0 comentários:

Postar um comentário