terça-feira, 8 de maio de 2012

Programa Leite Fome Zero já é realidade em Russas

Foi iniciada na manhã desta terça-feira, 08, a distribuição do leite do Programa Leite Fome Zero, no município de Russas. Inicialmente estão sendo beneficiadas 115 famílias dos Bairros do Planalto e Várzea Alegre, e do Distrito de Flores. A entrega acontecerá semanalmente toda terça e sexta-feira, nos CRAS do Planalto e Várzea Alegre, e no PETI de Flores. Cada pessoa beneficiada receberá um litro de leite por dia, sendo três na terça e quatro na sexta, perfazendo então os sete litros semanais. Outras famílias serão cadastradas até que seja atingida a cota estabelecida pela Coordenação do Programa para o Município de Russas, que é de 326 litros de leite bovino diariamente, ou seja, atender a 326 famílias com a distribuição do alimento.

O Programa Leite Fome Zero inserido no Ceará desde o ano de 2004, numa parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal, tem por objetivo contribuir com o combate à fome e a desnutrição em cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social e em estado de insegurança alimentar e nutricional, bem como fortalecer o produtor local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite por um preço mais justo, fortalecendo assim a cadeia produtiva do leite no Estado do Ceará.


Os beneficiários do programa são: crianças de 2 a 7 anos, gestantes a partir da constatação da gestação pelo Posto de Saúde; idosos a partir de 60 anos de idade, nutrizes até seis meses após o parto e outros desde que autorizados pelo CONSEA e MDS, obedecendo aos critérios de renda per capta familiar de até ½ salário mínimo e está em estado de insegurança alimentar e nutricional.

Em Russas a coordenação do Programa passa pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, que através dos CRAS, Agentes Comunitários de Saúde e Coordenação do CadÚnico, realizam o mapeamento para identificação dos beneficiários, bem como realizam a distribuição do produto.

 Durante o momento da 1º distribuição realizada no CRAS do Planalto, na manhã desta terça-feira, 08, a Secretária Municipal da Assistência Social Adriana Ribeiro, destacou o esforço do Governo Municipal para que Russas fosse contemplada com o Programa, e solicitou a contribuição dos beneficiários com relação ao bom uso do leite, bem como pontualidade nos dias da entrega e acima de tudo não usá-lo para outros fins, como trocar em mercearias por outros produtos, haja vista, esse tipo de ação ser fundamental para que o Município deixe de ser contemplado pelo Programa.

0 comentários:

Postar um comentário