terça-feira, 12 de junho de 2012

Abertura da 7ª Semana do Meio Ambiente de Russas aconteceu nesta terça

Está acontecendo em Russas com promoção do Governo Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) e Secretaria da Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores – CODEMAF, a 7ª Semana do Meio Ambiente. O evento, que tem como tema “Sustentabilidade: O que você faz o planeta sente”, teve início na manhã desta terça, 12, e prosseguirá até sexta-feira, 15 de junho.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta terça, 12, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, com a participação de Autoridades locais, alunos de Escolas Públicas, Sociedade Civil e Imprensa. Nesse primeiro momento foi ministrada uma rodada de palestras sobre relevantes sub-temas voltados para o tema central da Semana. O Filósofo e representante da CARITAS José Wilson Correa palestrou sobre “Sustentabilidade, o caminho para valorização e uso racional dos recursos naturais”; logo em seguida o Presidente do Comitê de Defesa do Meio Ambiente de Flores (CODEMAF) Francisco de Assis Mendes ministrou sobre “Experiências Sustentáveis: Coleta Seletiva em Flores” e fechando as palestras o agricultor orgânico e membro da Associação Optar Orgânico João Paulo palestrou sobre o Projeto Quintais Produtivos.

Ainda durante a abertura do evento a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social promoveu a entrega de certificados as Empresas Amigas do Meio Ambiente, por contribuírem para uma Russas mais sustentável. Essas empresas fazem a doação de óleos e gorduras residuais para reciclagem, garantindo assim a não poluição de solos, lençol freático e esgotos, além de contribuir com a geração de emprego e renda. Todo o material recolhido passa pela Estação de Tratamento Primário de Óleos e Gorduras Residuais – ETPO. Participaram do momento as empresas Gutos Pizzaria, Debby’s Doces e Salgados e Sorveteria Diana. Aproximadamente 20 estabelecimentos aderiram ao projeto, mas por motivos de força maior não estiveram presente na solenidade.

A 7ª Semana do Meio Ambiente de Russas segue com ações até sexta-feira, 15. Durante esse período atividades como Oficinas, Palestras, Fórum, Gincanas Ecológicas e Apresentação da A3P serão promovidas. O evento tem a promoção do Governo Municipal de Russas e apoio da CARITAS.

0 comentários:

Postar um comentário