quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Semana da Pátria em Russas é comemorada com desfiles cívicos na zona rural

O 7 de setembro, data da Independência do Brasil, é bastante comemorado em todos os recantos da cidade de Russas com a realização dos desfiles cívicos nos distritos do Município envolvendo todas as escolas das comunidades rurais. Essa prática vem sendo desenvolvida desde 2006 e chega a sua 7ª edição. A promoção é do Governo Municipal através da Secretaria da Educação juntamente com as Escolas, e tem como objetivo principal manter a tradição e despertar na sociedade o amor pela pátria, além de levar a mensagem positiva sobre o tema trabalhado.

Para esta edição o tema abordado foi “Abaixo a Violência”, com o subtema “Escola, Família e Comunidade, unidas na construção de um mundo de paz, justiça e igualdade social”, onde cada escola apresentou em seu momento cívico os projetos trabalhados no dia-a-dia escolar, objetivando sensibilizar a sociedade para a construção de uma sociedade de paz.

O desfile inaugural da Semana da Pátria 2012 aconteceu na manhã de terça-feira, 04, no Distrito de Peixe, a Escola Dr. Ésio de Sousa, atualmente com 280 alunos, destacou em seu momento cívico a paz na família, no esporte e no trânsito.
Na quarta-feira, 05, foram realizados três desfiles cívicos. O 1º momento acorreu na Escola João Rebouças do Amaral, situada na localidade de Capim Grosso, que destacou o subtema; “Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela. É preciso trabalhar por ela.



Logo em seguida, ainda pela manhã, foi promovido o momento cívico da Escola Uirandé Augusto Borges, no Distrito do Barracão. Com 120 alunos desfilando pelas ruas da comunidade, a Unidade Educacional destacou em seu desfile a paz na família, no meio ambiente e no trânsito.



No mesmo dia, à tarde, o momento pátrio foi realizado no Distrito de Lagoa grande, com o desfile da Escola Joana Alves de Sousa, que destacou em seu desfile a paz mundial, com ênfase para a paz na família, escola, comunidade e trânsito. Uma grande multidão acompanhou de perto o momento cívico do Distrito.
Fechando a semana da pátria na zona rural, aconteceu na manhã de quinta-feira, 06, o desfile cívico no Distrito de Flores, envolvendo as Escolas Municipais: São Gerardo (Ramal de Flores), Zilzo Leandro Evangelista (Miguel Pereira), São João de Deus (Distrito de São João de Deus), Pe. Marcondes Matos Cavalcante (Jardim de São José) e a anfitriã Inácio de Barros Neto, além da Escola Estadual Maria de Lourdes Oliveira. Dentro da temática as Escolas destacaram os subtemas; paz no esporte, paz na juventude, paz no trânsito, paz na família e mídias de paz,

A Secretária Municipal da Educação Professora Lindalva Pereira Carmo, esteve presente em todos os momentos, e falou da importância do evento para a socialização das escolas e comunidades, além de promover o civismo e acima de tudo, contribuir para a construção de um mundo mais humano e de muita paz.

A Semana da Pátria em Russas se encerra nesta sexta-feira, 7 de setembro, com a realização do Desfile Cívico-Militar, a partir das 07h, na Avenida Dom Lino, centro da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário