quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deputado Balhmann e Prefeito Raimundinho anunciaram em Audiência instalação do Parque Solar de Russas

O Deputado Federal Antonio Balhmann, Prefeito Municipal de Russas Raimundo Cordeiro e Diretor Geral de Empresa Brasileira de Energia e Serviços Ltda (EBE) Augusto Rodrigues, anunciaram em Audiência Pública realizada nesta terça-feira, 02, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a instalação da primeira etapa do Parque de Energia Solar de Russas, bem como assinaram a carta de cessão do terreno onde será instalado o Parque.

A previsão é de que a primeira etapa seja iniciada ainda em dezembro deste ano e seja concluída em julho próximo. Segundo Augusto Rodrigues Diretor Geral da EBE, empresa responsável pela instalação do Parque, a primeira etapa contará com a instalação de 40 mil painéis, ocupando uma área de 50 hectares, com capacidade de gerar 10 megawatts, energia suficiente para atender um contingente populacional de 100 mil habitantes. Serão investidos cerca de 50 milhões de dólares, somente na primeira etapa do projeto.

Posteriormente, para conclusão do projeto, serão instaladas outras três usinas, onde serão montados 360 mil painéis, que ocuparão uma área de mais 450 hectares, e gerarão 90 megawatts, com investimentos de 350 milhões de dólares.

Após sua instalação completa, o Parque Solar de Russas, vai gerar 100 megawatts, energia suficiente para abastecer um milhão de habitantes, e se tornará o maior gerador de energia comercial da América Latina, superando o localizado em Tauá.

Em sua totalidade, o Parque Solar de Russas, vai custar em torno de 800 milhões de reais, e terá como principal investidor a companhia chinesa Astronergy.

De acordo com o deputado federal Antônio Balhmann (PSB), que participou das negociações para captar os investimentos da empresa chinesa, as obras devem ser iniciadas no fim do ano, quando a EBE já estiver em posse da licença ambiental a ser emitida pela Superintendência Estadual do Meio-Ambiente (Semace). A previsão é de que, no meio do ano que vem a primeira etapa já esteja concluída.

Esse grande empreendimento trará inúmeros benefícios para o município de Russas, inicialmente durante sua instalação vai gerar em torno de 100 empregos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será incrementado, pois o parque vai gerar uma receita extraordinária possibilitando a prefeitura investir em educação, infra-estrutura, e outros serviços.

0 comentários:

Postar um comentário