quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gasolina pode chegar a R$ 3 em Fortaleza e no interior será mais cara

Como o governo informou no final do ano, o aumento no preço da gasolina deverá acontecer já no início de 2013. Segundo dados divulgados no jornal O Globo, o reajuste deverá girar em torno de 7% e 9% para a gasolina; e de 4% para o preço do óleo diesel. Se este percentual for mesmo autorizado pelo governo, em Fortaleza a gasolina deverá custar em torno de R$3, podendo variar de posto para posto. No interior do estado este valor deve ser mais caro. 

De acordo com o assessor de Economia do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa, o valor atual do combustível está desatualizado. “O preço está defasado na faixa de 10 a 15%”, contou. O aumento está sendo pleiteado entre a Petrobras, que é detentora das refinarias, e o Governo Federal. Antônio José completou afirmando que “o defasamento acaba prejudicando a Companhia, que fica descapitalizada e com isso, os investimentos são adiados”, disse. 

Preço 

 O assessor do Sindipostos ainda não sabe quando este valor será atualizado. “O reajuste tanto pode ser repassado amanhã, como daqui a um mês. Se o posto tiver um bom estoque, o valor tente a demorar a subir”. 

Ele explicou ainda quando mais distante o posto estiver do terminal de abastecimento mais caro fica a gasolina. “A tendência é de que a gasolina fique mais barata na capital e no interior mais cara. Mas há casos específicos que refletem no preço da gasolina como o valor de aluguel do posto, gastos com IPTU, empregados, energia, tudo isso influencia no valor final do produto”, Ele disse também que o mercado é livre e cada postos estabelece o preço que quiser para o consumidor. 

Petrobras 

De acordo com matéria publicada na terça-feira (15) pelo O Globo, o aumento no preço da gasolina ficará abaixo dos 15% que foram pedidos pela Petrobras, mas ele não foi aceito porque o governo tem preocupação com o impacto que o reajuste poderia ter sobre os índices de preços e o consequente comportamento da inflação. 

Este foi um dos motivos para a correção ter sido adiada para o início deste ano. A matéria informa que, quando o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltar de férias, na sexta-feira (18), ele vai fechar o valor do aumento e avaliar uma medida que pode ser adotada para tentar minimizar os efeitos sobre os preços.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário