sábado, 16 de março de 2013

13 municípios do Ceará são beneficiados com verba para serviços de hemodiálise. Russas está na lista

O Ministério da Saúde liberou R$ 4,59 milhões para o Estado do Ceará. A verba será destinada para a melhoria dos serviços de hemodiálise oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Estima-se que 83,4 mil pacientes são mantidos em serviços de diálise na rede pública no Brasil, sendo que 90% desse total fazem hemodiálise. O SUS oferece atenção integral aos usuários com problemas renais, incluindo a oferta de medicamentos e de exames complementares. 

O diabetes é a segunda causa de início em diálise em estágios mais avançados.

Os municípios beneficiados são: Barbalha, Baturité, Canindé, Caucaia, Crato, Eusébio, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas e Sobral. 

Dificuldades do setor 

Segundo o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, o Ministério conhece as dificuldades do setor, por isso, desde 2011, antecipa “o repasse de recursos para garantir a assistência prestada e esta investindo para garantir a sustentabilidade dos hospitais que prestam este tipo de serviço”, afirma. 

 A Portaria 381, publicada na última quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), define que este recurso será financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e adicionado ao limite anual dos 26 estados e do Distrito Federal. 

 Fatores de risco 

A hipertensão arterial e o diabetes são os principais fatores de risco modificáveis para doenças crônicas não transmissíveis. Levantamento do Ministério da Saúde indica que 54% dos usuários que fazem tratamento de hemodiálise no SUS apresentam hipertensão ou diabetes como causas da doença renal crônica – caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função dos rins. 

O diabetes é a segunda causa de início em diálise em estágios mais avançados (doença renal crônica terminal). O diagnóstico da doença nem sempre resulta em complicação renal, se for adotado um estilo de vida saudável, sem fumo ou álcool e com a prática de atividade física regular, o paciente pode levar uma sem complicações. 

Fonte: Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário