quarta-feira, 13 de março de 2013

Igreja Católica anuncia o argentino Jorge Mario Bergoglio como sucessor de Bento 16

A Igreja Católica anunciou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina. 

Ele foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios. 

 O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Annuntio vobis gaudium, habemus Papam" ("anuncio uma grande alegria: temos um papa"), feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º. 

No momento do anúncio, os fiéis que aguardavam na praça São Pedro ficaram eufóricos. Houve uma comoção geral e o sentimento em muitos era de surpresa. 

O padre argentino Estebán Rodrigues se disse surpreendido com um papa de seu país. “Foi uma surpresa total e espero que ele continue nos surpreendendo”, disse. A escolha do nome do novo pontífice também o agradou. “Francisco é um santo de muito humildade, de dedicação aos pobres e aos necessitados.” 

A estudante argentina Virgínia Gonçalino também estava feliz com a eleição de um papa sulamericano. “Sendo de tão longe, o novo papa poderá ter uma visão mais global do que se passa no mundo.” 

Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. 

O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado. 

Bergoglio é considerado um ortodoxo conservador em assuntos relacionados à sexualidade, se opondo firmemente contra o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o uso de métodos contraceptivos. 

Em 2010, entrou em controvérsia pública com a presidente Cristina Kirchener ao afirmar que a adoção feita por casais gays provoca discriminação contra as crianças. 

Em seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, Francisco 1º agredeceu ao acolhimento da comunidade de Roma e, também lembrou do papa emérito Bento 16, seu antecessor Ele bateu outros cardeais considerados favoritos, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer. 

Fonte: www.bol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário