terça-feira, 7 de maio de 2013

Russas foi a cidade que mais recebeu raios entre os dias 28 e 30 de Abril

Somente entre os dias 28 e 30 de abril, foram registradas 7.111 descargas atmosféricas no Ceará. O local com maior incidência foi a cidade de Russas, que registrou um total de 831 raios, seguida de Amontada, com 462, e Santana do Acaraú, que registrou 452 raios. Já Fortaleza não registrou nenhum raio no mesmo período. Os números são do Centro de Controle do Sistema (CCS) da Companhia Energética do Ceará (Coelce). 

Monitoramento 

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um projeto de pesquisa feito pela Coelce por meio do CCS. A atividade realizada pelos operadores tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. 

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas para o Ceará foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas. 

Números 

Só em 2013, a Coelce já registrou 152.849 descargas atmosféricas no Ceará. Os municípios com maior incidência de raios foram: Santa Quitéria, com 10.450; Granja, com 6.604; e Sobral, com 5.636 raios. Já Fortaleza registrou apenas 122 descargas do início do ano até agora.

Fonte: Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário