sexta-feira, 25 de abril de 2014

Russas: Câmara aprova aumento para profissionais do magistério

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Russas, realizada na quinta-feira, 24, sob a presidência do vereador Haroldo Torquato de Sousa, foi iniciada com a leitura das mensagens de autoria do Executivo municipal, solicitando a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro 2015. A emenda as leis municipais que permitem o reajuste no valor do piso salarial dos profissionais do magistério e a autorização de repasse financeiro para a quadrilha Flor do Mamolengo e premiação para o Festival Russano de quadrilhas juninas. 

Entre as proposituras dos vereadores foram lidos votos de pesar com destaque para o ex-vereador Manuelito Maia Meirelles, de autoria do vereador Maurício Martins, e nos requerimentos escritos e verbais, se destacaram as solicitações dos vereadores João do Alípio, pedindo a construção de um abrigo e posto para moto taxista, próximo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a contratação de médico para preencher os postos vacantes de PSF, proposto pelo vereador Edno Jose de Sousa, e o apelo do vereador João Paulo Moreira, que seja providenciado junto a Polícia Militar a realização de ronda ostensivas na sede e comunidades do Distrito do Peixe. 

No pequeno expediente, usaram a palavra para defender seus requerimentos, os edis Francisco Mauricio da Silva Martins, João Paulo da Silva Moreira, Jorge Rodrigues da Silva, Raimundo Maia de Oliveira e João do Alípio. 

No grande expediente, o vereador Jorge Rodrigues da Silva comentou da tristeza para Russas, que é a partida do ex-vereador e ex-presidente do parlamento municipal Manuelito Meirelles. Da tribuna, Jorginho solicitou do presidente que fosse eternizada a memória de todos os vereadores e presidentes que passaram pela Casa. Em aparte o vereador João Paulo destacou que foi Manuelito que levou o telefone aos distritos, possibilitando com que as mães falassem mais aproximadas com filhos e esposos em outros centros como Fortaleza, São Paulo ou na região Norte do pais. 

Mauricio Martins, também em aparte, falou da historia de vida do falecido, que começou sua vida vendendo velas no cemitério Bom Jesus dos Aflitos e chegou a ser um respeitado empresário. Quanto a historia do parlamento, ele mesmo já tinha contratado um restaurador para revitalizar a historia da Câmara de Russas. 

Marcos Aurélio Ferreira Estácio disse não entender porque as gestões não dão o devido valor a saúde publica para seus munícipes, destacando que em Russas, mesmo com uma policlínica inaugurada com festa pelo governo do estado, não dispõe de urologista, e nem mesmo na auditoria do município os pacientes estão conseguindo marcar esse tipo de exame. No minuto final, colocou que se sentia indignado porque a prefeitura não dispõe de uma ambulância para levar uma paciente acometida de um CA da comunidade de São Pedro Para Fortaleza. 

Encerrando as oratórias, o vereador presidente Joaquim Haroldo Torquato colocou que nem sempre os problemas que acontecem no município são culpa da gestão, citando um caso onde o motorista não foi com o transporte e deixaram pacientes e acompanhantes esperando no centro de saúde sem qualquer explicação. 

Depois de suspender a sessão por 5 minutos para ser dado o parecer das condições permanentes, foi colocado em votação, discutido e aprovado os projetos de autoria do Executivo, lidos no início sessão; a medalha Dom Lino Deodato ao radialista Didi Marreiro, proposto pelo vereador Mauricio Martins, sendo a mesma ofertada ao senhor Raimundo Agostinho de Santiago, pelo vereador Edno Jose de Sousa.

Por Arnaldo Freitas/TV Jaguar

0 comentários:

Postar um comentário