quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Carté: Papa título do Inter de Futsal do Interior do Ceará

O sonho de todo garoto que ama o futebol é crescer e ser um grande jogador de futebol, mas o mundo da bola gira e os altos e baixos aparecem; uns vencem outros saem vencidos e as vitórias ficam nas mãos dos mais eficientes. 

No Estado do Ceará o mais disputado campeonato, amador, é o intermunicipal de futsal da Federação Cearense de Futsal, que envolve as equipes do interior desde 1966. 

Tabuleiro do Norte é a cidade com o maior número de conquistas, com o total de sete títulos (1984, 1987, 1988, 1996, 1998, 1999 e 2002). 

Individualmente, o atleta Cartegiano Viana de Melo, 37, é o maior vencedor desta tradicional competição, o que recentemente, no ano de 2014, conquistou seu sexto título de Campeão do Intermunicipal de Futsal da Federação Cearense de Futsal. 

Carté é o “papa” título de intermunicipal de futsal e sua saga vitoriosa iniciou no ano de 1996, jogando pela Seleção de Tabuleiro do Norte e, em casa perante a torcida, conquistou seu primeiro título ao vencer a equipe de Morada Nova por 3 a 2. Seguindo nos anos de 1998, onde bateu Iguatu, no Náutico de Fortaleza por 4 a 3, após empatar no tempo normal 3 a 3, venceu por 1 a 0; em 1999 bateu Crateús, na casa do adversário e 2002 voltou a conquistar o título em cima de Crateús, desta vez no Náutico de Fortaleza. 

Em 2011, Carté foi defender as cores da seleção de Limoeiro do Norte e a seleção que vários anos tentava seu primeiro título conseguiu o feito inédito perante sua torcida, vencendo a equipe de Camocim na decisão; e no ano de 2014, Carté levanta seu sexto caneco de campeão, pelo Limoeiro ao vencer Mombaça na decisão, na casa do adversário. 

Além dos títulos do intermunicipal de futsal, Carté coleciona várias conquistas em sua carreira, tais como: 4 vezes campeão da Copa do Vale do Jaguaribe de Seleções, com a seleção de Tabuleiro do Norte, 4 vezes campeão da Copa do Vale do Jaguaribe de clubes, com as equipes Sport de Tabuleiro (2), Alcimengo de Tabuleiro e São João do Jaguaribe; Campeão da Copa Açú-RN, Copa Apodi-RN, Copa Mossoró-RN e Copa Patú, com a equipe de Apodi. Em 1997 e 1999 foi vice-campeão cearense, defendendo as equipes de Tabuleiro do Norte e Ceará Sporting, respectivamente e vice-campeão da Copa Metropolitana de Futsal com o Horizonte. 

Carté, ainda defendeu as cores de Crateús, na taça Brasil em 2000; no Campeonato Cearense defendeu a seleção de Tabuleiro, Horizonte, Ceará Sporting, Sumov e Limoeiro do Norte. 

Na Região Jaguaribana disputou os principais campeonatos, sendo campeão municipal em Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Morada Nova, São João do Jaguaribe e Jaguaribe. 

Participou do amistoso envolvendo a Seleção de Portugal contra a Seleção do Vale do Jaguaribe, jogo realizado na cidade de Morada Nova. 

Carté sempre prezou pela condição física e com mais de vinte anos de carreira nunca teve nenhuma contusão grave, no qual faz referencia sempre aos bons momentos que passou no esporte, lembrando-se do jogo que marcou sua trajetória, que foi a semifinal do Campeonato Cearense, quando jogava por Tabuleiro contra a equipe do Agroágua; que após o empate em 3 a 3 no tempo normal, onde tinha marcado dois gols, fez o gol de ouro que classificou Tabuleiro do Norte para decisão. Porém o gol que marcou a sua carreira foi o dá final do intermunicipal contra Crateús em 1999, que deu o título de campeão a Tabuleiro do Norte. Não esquecendo um momento de reação que foi num jogo pelo Campeonato Limoeirense quando findou o primeiro tempo e sua equipe perdia por 6 a 0 e no segundo tempo viraram para 7 a 6. 

O tempo que é o grande adversário de qualquer atleta, parece que não incomoda muito, pois aos 37 anos, apesar de já ter conquistado quase tudo a sede e a vontade de “papa” mais títulos, Carté atualmente defende a equipe do Bloco Hilariê, no Campeonato Municipal de Futsal em Tabuleiro do Norte e não descarta a possibilidade de disputar mais um intermunicipal e um campeonato cearense em 2015, haja vista que terminou o ano em boa forma física com a conquista do intermunicipal de 2014 e esbanjando saúde, deixando muitos jovens atletas para trás nas suas arrancadas espetaculares. 

Informações: Sindeval de Almeida

0 comentários:

Postar um comentário