sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chuva forte deixa ruas da cidade de Russas totalmente alagadas



Uma chuva com maior intensidade banhou o centro da cidade de Russas na tarde desta quinta-feira, 19 de fevereiro. Até aí tudo bem, era mesmo o que o russano tanto queria e quer, mas a alegria de ver tanta água cair do céu, trás junto o transtorno de ruas totalmente alagadas com o grande volume d’água invadindo casas e deixando moradores e transeuntes ilhados.

É uma consequência comprada por parte da própria população, que talvez por falta de orientação ou de um projeto de crescimento planejado da cidade, acabam construindo imóveis, em locais baixos, por onde as águas pluviais deveriam passar. Melhor dizendo constrói mesmo em locais que antes eram lagoas ou barreiros, sem uma mínima estrutura de drenagem e escoamento, e quando a chuva chega, com um pouco mais de abundância, os transtornos aparecem.

E assim vão se desenvolvendo os municípios cearenses, recebendo cada vez mais a população rural que busca a zona urbana na tentativa de melhorar de vida, e como falta espaço para construir, erguem suas moradias em qualquer lugar; lagoas, encostas, morros, etc. E quando a chuva resolve aparecer é esse povo que mais sofre às consequências.

Fica a pergunta no ar. De quem é a culpa? Governantes que não investem em infraestrutura para o desenvolvimento das cidades? Ou população, que na luta por espaço, desafia a natureza?




 Fotos: Erivando Lima

0 comentários:

Postar um comentário