quinta-feira, 21 de maio de 2015

Oposição desiste de Impeachment e entra com ação penal contra Dilma


A falta de apoio político e de respaldo legal levou por terra a intenção dos partidos de oposição de levar a frente o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A estratégia agora defendida é um pedido de abertura de uma ação penal contra a petista. O PSDB recebeu um parecer do jurista Miguel Reale Júnior, que atestou a inviabilidade jurídica do pedido.

Na próxima terça-feira (26) eles darão entrada com o pedido de abertura de investigação na Procuradoria-Geral da República. A justificativa é que Dilma teria cometido, em seu primeiro mandato, crime comum com a prática das chamadas “pedaladas”: manobras fiscais com o uso dos bancos oficiais.

Para os oposicionistas, caso a  investigação seja acatada, ela poderá levar ao impeachment, apesar de admitirem que o processo é bem mais longo. Para chegar ao objetivo esperado, primeiro terá que ser acatado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que já mostrou desinteresse pela matéria. Depois o processo precisa receber o crivo do Supremo e ainda precisará de 342 votos no plenário da Câmara. Só então Dilma seria afastada por 180 dias para que as investigações fossem concluídas pelo Senado.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário