quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Morre aos 83 anos, César Moraes, o Guri, um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol cearense

O futebol cearense perdeu no início desta quinta-feira, 24, um dos seus treinadores mais vitoriosos de sua história. César Moraes, conhecido como Guri, faleceu aos 83 anos. Guri sofria de mal de alzheimer e tinha seis títulos cearenses no currículo. César Moraes será sepultado nesta quinta, às 16 horas, no cemitério Jardim Metropolitando. O corpo está sendo velado em sua residência, no bairro Maraponga.
O Ferroviário foi campeão cearense nove vezes e em quatro delas Guri era o treinador. Os serviços prestados ao Ferrão vão render homenagem do clube. Guri se juntará a figuras como Valdemar Caracas e Rachel de Queiroz, em mural pintado na Vila Olímpica Elzir Cabral. “Não é porque ele morreu, não. Mas já estava decidido que dos quatro rostos que faltam ser pintados, Guri ia ser um deles, pois foi escolhido em pesquisa no site do clube”, afirma o presidente do Ferroviário, Carlos Mesquita.

O dirigente do Tubarão é só gratidão pela trajetória de Guri no comando do clube. “Foi um dos maiores treinadores que o Ferroviário já teve”, afirma Mesquita. César Moraes fez história no futebol cearense ao implantar o sistema tático 4-3-3, incomum na época no futebol cearense em meados da década de 1960.

Guri também foi campeão cearense pelo Fortaleza em duas oportunidades: 1987 e 1992. Ex-presidente do Fortaleza, o jornalista Sílvio Carlos foi pego de surpresa com a notícia do falecimento de Guri e lamentou o fato. “Foi um grande treinador, um idealista, gostava de revelar jogadores da categorias de base”, relembra Carlos.

César Moraes também marcou época no Ceará, quando foi o técnico do Vovô na primeira vez em que um time local disputou um torneio internacional, na partida entre Ceará x Corinthians, pela Copa Conmebol de 1995. O último grande título conquistado por Guri foi o Campeonato Cearense de 1994, no comando do Ferroviário.

Guri ainda marcou época no Paysandu, onde chegou a conquistar o Campeonato Paraense por quatro vezes, entre 1980 e 1984.
Fonte: http://esportes.opovo.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário