sábado, 28 de março de 2015

Dengue: Mais duas mortes são confirmadas no CE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou ontem mais dois casos de morte por dengue, agora nas cidades de Aquiraz e Maracanaú. A informação foi divulgada no boletim referente à 12ª semana epidemiológica da dengue. Em fevereiro último, uma morte havia sido registrada em Barbalha. De acordo com os dados, 2.365 casos foram confirmados em 71 municípios.
Segundo o boletim, 66 casos graves foram registrados entre 4 de janeiro e 27 de março. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 52% desse tipo de gravidade da doença. Entretanto, caiu em 67% a quantidade de óbitos.
Dos casos graves confirmados, o boletim afirma que 58 são de dengue com sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes e queda das plaquetas) e oito de dengue grave (comprometimento grave de órgãos e taquicardia). Neste último grupo, estavam as três pessoas que morreram por causa doença.
Apesar do quadro, a Capital conseguiu diminuir o número de casos em relação aos meses anteriores. Foram 214 casos de dengue em janeiro, 224 em fevereiro e 34 até confirmados até o lançamento deste boletim.
(colaborou Lucas Mota)

Fonte: O Povo

Wi-fi gratuito: Prefeito autoriza expansão do projeto “Praças Digitais”


O Prefeito Weber Araújo autorizou a Assessoria de Comunicação do Município-ASCOM, na tarde desta sexta-feira (27), a expandir para mais 10 praças públicas do município a instalação de Wi-fi gratuito, junto à empresa Brisanet, ganhadora do processo licitatório para o fornecimento de internet à Prefeitura Municipal.
Segundo o coordenador de comunicação, Igor Raneelle, a partir de abril, o projeto “Praças Digitais” será expandido para mais 05 praças e locais públicos de Russas que terão cobertura Wi-fi, para acesso livre à internet. O dimensionamento da estrutura prevê uma alta velocidade de até 3MB sem limite de tráfego e rádios com capacidade de cobertura de até 100 metros.
Para esta segunda etapa de expansão do projeto “Praças Digitais”, o prefeito autorizou para o mês de abril, a instalação de internet gratuita nas seguintes praças públicas: Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, Jardim de São José, Distrito do Peixe, Barracão e no bairro da Várzea Alegre (em frente à escola CEI).
Em julho será iniciada a terceira etapa de expansão do projeto, que vai beneficiar as comunidades de São João de Deus, Lagoa Grande, Capim Grosso e as novas praças do Conjunto Gerardo Matoso – Planalto e a Vicente Leite na Lagoa do Toco.
A Praça Digital é um projeto que a Prefeitura de Russas está começando nessa gestão, mas que já deveria ter sido implantado muito tempo atrás, como aconteceu em várias cidades do Brasil. Foi preciso tirar a concepção do atraso da cidade de Russas para começar a colocar à disposição das pessoas o wi-fi gratuito. Isso beneficia à população que cada vez mais pode se comunicar. Enquanto está em uma praça, a população poderá realizar interações e pesquisas. Enfim, melhorar sua condição de vida.
Já foram beneficiadas as Praças Monsenhor João Luis, José Carlos de Matos (Praça do Estudante) e a praça do distrito de Flores.

Russas News

União São José perde mais uma pelo Russano da 2ª Divisão



Ainda não foi dessa vez que o time do União São José conquistou sua primeira vitória no Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão. O time da comunidade de Jardim de São José, comandado pelo treinador Kalbi, enfrentou na noite de sexta-feira, 27, no Estádio Olímpico, a equipe do Palmeiras e perdeu pelo placar de 3 a 1, somando assim sua segunda derrota consecutiva na competição.

Com a vitória, a segunda em dois jogos, o Palmeiras se igualou ao time do Locadora + Uma Fase, na liderança do certame com 06 pontos cada. Já o União São José sem pontuar amarga a lanterna da competição ao lado do Americano, levando vantagem somente no saldo de gols; -05 contra -07.

O União São José voltará a jogar somente dia 24 de abril, às 19h30min, no Olímpico, diante do São Paulo. Já o Palmeiras jogará um pouco antes, dia 17 de abril, no mesmo horário e local, contra a equipe do Clube do Racha II.

A competição prosseguirá somente dia 10 de abril, uma sexta-feira, com o jogo Americano e Maguari, a ser disputado a partir das 19h30min, no Estádio Olímpico.

O Russano da 2ª Divisão está sendo disputado por 08 equipes (São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora +uma Fase/ Ramal de Flores e União São José). 

No primeiro turno as agremiações jogarão entre si em partidas de ida, sagrando-se campeã a que obtiver melhor campanha. No segundo turno as quatro melhores da etapa anterior jogarão entre si sendo declarada campeã a de melhor desempenho. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã arrastão. Caso contrário haverá um jogo decisivo que apontará a grande campeã da competição. 

Confira abaixo a classificação atualizada do Campeonato:

1º Locadora + Uma Fase: 06P/02J/08GS
2º Palmeiras: 06P/02J/04GS
3º Clube do Racha: 03P/01J/02GS
4º São Paulo: 03P/02J/02GS
5º Grêmio: 01P/01J/00GS
6º Maguari: 01P/02J/-04GS
7ª União São José: 00P/02J/-05GS
8º Americano: 00P/02J/-07GS


1º Divisão

O Russano da 1ª Divisão, que também é promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER terá prosseguimento neste sábado, 28 de março, com rodada dupla a partir das 16h, no Estádio Olímpico.

No primeiro jogo, cancelado no sábado passado devido às chuvas, o Boqueirão, que até agora só conseguiu um empate em duas partidas, vai tentar sua primeira vitória diante do líder Boca Júnior, que venceu seus dois jogos e tem 100% de aproveitamento.

Logo em seguida por volta das 18h30min, o Guarani de Lagoa Grande, que venceu uma das duas partidas disputadas, vai encarar a duríssima equipe do Salgado da Gama de Palhano, que até agora de três jogos disputados perdeu apenas um e venceu dois.

O Russano da 1ª Divisão está sendo disputado por 09 equipes (Corinthians, XXV de Agosto/Boqueirão, Salgado da Gama/Palhano, Rusmengo, Portuguesa de Flores, Bom Sucesso, Boca Júnior, Guarani/Boa Vista e Juventude), que jogarão entre si, somente em partidas de ida, se classificando as 04 melhores para as semifinais.

Confira a classificação atualizada do certame:

1º Boca Júnior: 06P/02J/10GS
2º Portuguesa de Flores: 06P/02J/05GS
3º Salgado da Gama: 06P/03J/02GS
4º Corinthians: 05P/03J/02GS
5º Guarani/BV: 03P/02J/02GS
6º Rusmengo: 03P/04J/-12GS
7º Boqueirão: 01P/02J/-01GS
8º Juventude: 01P/02J/-03GS
9º Bom Sucesso: 00P/02J/-05GS

Rodada desse final de semana da Copa Alonso foi adiada




Os dois últimos jogos da fase de grupos da 13ª edição da tradicional Copa Alonso de Futebol, que vão definir os confrontos das semifinais, previstos na tabela para acontecerem nesse  final de semana, sábado (28) e domingo (29), foram adiados e serão realizados somente nos dias 11 e 12 de abril, já que no próximo final de semana será respeitado o feriado da Páscoa.

Portanto a partida prevista para este sábado, 28, às 15h30min, no Estádio Sabino Roberto, entre Maguary e Serra Azul, será disputada dia 11 de abril no mesmo horário e local. E o jogo desse domingo (29), entre São Raimundo e Americano ficou para o dia 12 de abril.

A competição está sendo disputada por 08 equipes divididas em duas chaves. São Raimundo, Desportiva Luiz Alves, Maguary e Nova Ilha compõem o grupo “A”, e Americano, Serra Azul, Canarinho e Vila União formam a chave “B”.

Na 1ª fase, as equipes do grupo “A” enfrentam as da chave “B”, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal. Nesta, o 1º de “A” vai enfrentar o 2º de “B” e o 1º de “B” vai jogar contra o 2º de “A”.  Os vencedores disputarão a grande final no Estádio Sabino Roberto, em data a ser agendada pela coordenação da competição.

No Grupo “A”, a liderança é do São Raimundo com 06 pontos e um jogo a disputar, em 2º aparece o Desportiva que já encerrou seus jogos e tem 04 pontos, em 3º está o Maguary com 02 pontoa e uma partida a disputar, e na lanterna já eliminado está o Nova Ilha que já disputou as 04 partidas e não pontuou.

No grupo “B” a liderança é do Americano, com 09 pontos e uma partida a disputar, em 2º está o Serra Azul com 07 pontos e ainda um jogo a disputar, em 3º aparece a Canarinha de Flores também com 07 pontos, mas já encerrou seus jogos, e em 4º está o Vila União, já eliminado, com 04 pontos em 04 jogos.

2º Campeonato de Futsal de Base e Máster de Macacos começa nesse sábado (28)



Com realização da Associação Esportiva e Cultural de Macacos representada pelos desportistas Olívio, Pedro de Mundico e Chico Velho, terá início nesse sábado, 28 de março, a 2ª edição do Campeonato de Futsal de Base e Máster da comunidade de Macacos, zona rural do município de Quixeré-CE. Todos os jogos serão disputados na quadra esportiva da referida localidade, com rodadas acontecendo nos dias de quarta-feira e sábado.

A competição contará com a participação de 31 equipes, sendo 07 na categoria Sub 13 (Arco Verde de Macacos, Serrano do KM 60, Barcelona do Tomé, Hollywood de Lagoinha, Vila União, Cercado do Meio e Real Madri do Tomé); 07 no Sub 15 (Arco Verde de Macacos, Serrano do KM 60, Barcelona do Tomé, Hollywood de Lagoinha, Vila União, Cercado do Meio e Lagoa da Casca); 07 também na categoria Sub 17 (Arco Verde de Macacos, Serrano do KM 60, Barcelona do Tomé, Hollywood de Lagoinha, Cercado do Meio, Lagoa da Casca e Sucupira); 04 no Sub 16 Feminino (Arco Verde, Sucupira, Barcelona e Santa Maria) e 06 no Máster acima de 40 anos (Arco Verde, Serrano, Tomé, Lagoinha, Santa Maria e Sucupira).
Em todas as categorias as equipes jogarão entre si somente em partidas de ida se classificando as 04 melhores de cada para a fase semifinal.

Na rodada de abertura a ser disputada nesse sábado, 28, logo mais a partir das 18h30min, serão disputados 05 jogos, confira:

1º Jogo: Arco Verde X Serrano (Sub 13)
2º Jogo: Arco Verde X Serrano (Sub 15)
3º Jogo: Arco Verde X Sucupira (Sub 16 Fem)
4º Jogo: Arco Verde X Serrano (Sub 17)
5º Jogo: Arco Verde X Serrano (Máster)

A coordenação do evento tem a honra de convidar todos os desportistas da comunidade de Macacos e localidades adjacentes para prestigiarem a abertura da competição, que tem por objetivos; desenvolver a prática do Futsal, promover a socialização e revelar futuros talentos do futebol da bola pesada.