sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bombeiros orientam sobre como se proteger dos danos causados pelas chuvas

Chão e paredes úmidos são algumas das características que uma casa apresenta em dias chuvosos. Mas, esses aspectos podem se tornar indicadores de algum problema. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) dá orientações fáceis de serem aplicadas e que podem salvar vidas em épocas de chuva. Para evitar os danos causados pelos temporais, a população deve estar atenta e tomar todas as medidas necessárias para evitar alagamentos e inundações. Portas e janelas fechadas não são suficientes para impedir a entrada da água em casa.

Objetos e crianças

Uma das orientações é levar o lixo para uma área fora do alcance da água. Assim, bueiros e caixas de esgoto não serão entupidos. Em relação ao tráfego, a orientação é que o veículo não atravesse por uma área alagada e avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, o indicado é abandonar o veículo. Sobre os cuidados com as crianças, os bombeiros orientam aos pais ou responsáveis que não deixem os menores brincarem nas águas que correm na rua, pois eles podem ser levados pela correnteza ou se contaminarem, contraindo doenças como hepatite e leptospirose. Outra dica é conhecer o Centro de Saúde mais próximo de casa.

Se a residência apresentar estrutura debilitada e estiver em áreas de alto risco, o ideal é convencer os moradores a saírem do imóvel durante as fortes chuvas. Para isso, é fundamental ter um lugar seguro previsto, como abrigo público ou casa de parentes e amigos; além de manter sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso haja necessidade de sair de casa com rapidez.
Inundação

Caso sua casa seja inundada, ao voltar não basta limpar o lugar. O indicado é ver se o imóvel não corre o risco de desabar. Essa análise deve ser feita durante o dia, quando há mais luminosidade. Também é importante observar se existem trincas ou rachaduras nas paredes e no solo e emperramento de portas e janelas. Vale ressaltar o cuidado que se deve ter com os animais venenosos ao movimentar objetos, móveis e utensílios. Além disso, deve-se certificar de que não há fios desencapados antes de religar a eletricidade.

Deslizamento

Para evitar o deslizamento, a indicação é construir calhas e canaletas para a água da chuva escoar e providenciar a colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo. Se for observado o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, a orientação é sair imediatamente do local e avisar ao Corpo de Bombeiros Militar e ao órgão municipal de proteção e defesa civil sobre as áreas afetadas pela inundação e, assim, solicitar o auxílio necessário. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal de proteção e defesa civil. Após o deslizamento, ninguém deve entrar na área afetada, visto que poderão ocorrer novos deslizamentos.

Em caso de necessidade, ligar para:
Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE): 193
Órgão municipal de proteção e defesa civil: 190 – em Fortaleza
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil: 199 ou 85 98899-1128

Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário