sábado, 27 de fevereiro de 2016

Em entrevista a TV Jaguar Lula Pereira afirmou que restruturação do Ferrão é o caminho para o sucesso

O ex-zagueiro e atualmente Diretor de Futebol do Ferroviário Lula Pereira, esteve nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, em Limoeiro do Norte, por ocasião do jogo treino disputado no Estádio Bandeirão entre o Limoeiro Esporte Clube, que se prepara para o jogo amistoso dia 05 de março contra o Alto Santo, e Ferroviário, que terminou com vitória do time jaguaribano por 2 a 1, com gols anotados por Glauber e Célio. Vale ressaltar que o Ferrão utilizou apenas os jogadores que não participaram da partida contra o Crato, disputada na noite anterior, na região do Cariri, com vitória do tubarão por 4 a 1.


No decorrer da atividade o Diretor Geral da TV Jaguar e Repórter Flávio Costa entrevistou o dirigente, e numa conversa bem aberta foi logo perguntando se sua ida para o clube tem como principal objetivo o retorno da equipe a 1ª divisão, e também o que provocou a decadência do Ferroviário, destacando que no decorrer de sua história o clube já disputou a hegemonia do futebol cearense com Ceará e Fortaleza?

Lula respondeu que o trabalho é árduo, difícil, que requer cuidados, e que sua ida para o Ferroviário não significa fazer mágica e levar o tubarão para o lugar de onde nunca deveria ter saído, a 1ª Divisão. Ressaltou que está no clube para a realização de um trabalho sério respeitando os demais profissionais, objetivando sim que o Ferrão retorne ao patamar mais alto do futebol cearense.  

Sobre os erros que levaram o ferrão ao declínio, ele disse que não poderia responder por que não viveu a realidade, estava fora, mas apontou como uma das falhas a falta de estrutura. “Eu passei lá há 23 anos atrás, e eu digo para as pessoas que há  20 anos que o Ferroviário não consegue uma conquista, e pelo o que eu vi na estrutura nós caímos, há 23 anos atrás nós tínhamos muito mais do que temos hoje, então é preciso que as pessoas se deem a mão e faça verdadeiramente um trabalho para que o Ferroviário possa se reestruturar”. Disse o dirigente.

Lula Pereira disse ainda que não adianta subir só por subir, se não houver uma reestruturação do clube, com um trabalho de organização, a equipe poderá subir e no ano seguinte cair novamente, portanto deixou bem claro que para retornar a elite do futebol cearense com segurança, a reestruturação é o caminho do sucesso.

Com duas vitórias por goleadas nas duas primeiras rodadas da segunda divisão cearense, 10 a 0 no Campo Grande e 4 a 1 no Crato na região do Cariri, ele foi indagado sobre a formação do atual elenco, e a resposta foi de que não conta com nenhuma contratação e nenhum jogador de fora. Disse que ao chegar, há aproximadamente 20 dias, o clube contava com 42 jogadores, e que a primeira coisa foi dividir em 02 grupos e atualmente trabalha com 28 atletas, todos que já estavam no elenco. Acrescentou ainda que o segredo é uma metodologia nova de trabalho, aonde procura repassar para os atletas um pouco de sua experiência para que eles possam crescer profissionalmente.

Indagado sobre sua história no futebol, o porquê nunca seguiu para jogar nos grandes clubes do futebol brasileiro, visto que, tinha potencia para isso? Ele respondeu que quando veio do Santa Cruz, do futebol pernambucano, estado de sua origem, para jogar no Ceará, o presidente da época Franzé Morais sabia que ele jogaria somente uma temporada no vovô e depois seguiria para o Flamengo/RJ. Mas após a conquista do título estadual, ele como capitão, o presidente não o liberou e então foi daí em diante que nasceu essa identidade tão forte com o futebol cearense.

Sobre sua relação com o Ceará e a torcida alvinegra atualmente, ele respondeu que tem o respeito e a gratidão do torcedor cearense, seja do Ceará, Fortaleza ou Ferroviário, e isso é muito importante. Mas deixou claro que até hoje não entende o porquê de sua demissão por telefone na última passagem pelo Ceará como treinador em 2012, quando havia comandado o clube em 06 partidas; com 04 vitórias, 01 derrota e 01 empate.

Indagado sobre a decadência de qualidade com relação ao futebol arte do seu tempo, ele destacou que o futebol modificou muito na preparação física, metodologias de trabalho, isso para que o atleta atual possa evoluir o mais rápido possível, e assim acabam sendo prejudicados, pois tem atleta que chega aos 22 anos e não sabe se posicionar em campo, dessa forma consequentemente o futebol arte dar lugar ao futebol da garra, da força física.

Fechando a entrevista, a lenda viva do futebol cearense, o ex-zagueiro Lula Pereira, destacou um tema muito importante para sucesso de um clube de futebol, a continuidade do trabalho. “Volto a repetir nós preferimos, eu particularmente, se fazer um grande trabalho, se vier a subida, o acesso, dez, se não vier, dar continuidade ao trabalho porque nós precisamos de continuidade no futebol”. Ressaltou o dirigente.

Fonte: TV Jaguar


0 comentários:

Postar um comentário