A vitória do
Fortaleza sobre o Guarany de Sobral por 2 a 0, neste domingo, no Estádio
do Junco, lembrou ao time tricolor da postura necessária para voltar às
atuações contundentes. Mais organizado e trabalhando melhor a bola, o
time comandado interinamente pelo técnico Jorge Veras superou boa parte
de suas deficiências para iniciar a 2ª fase do Campeonato Cearense
somando três pontos. Uma injeção de ânimo fundamental à chegada do novo
treinador, Marquinhos Santos, que substitui Flávio Araújo a partir desta
semana.
O
Leão continua pecando bastante nas finalizações. Mas o volume de jogo criado
pelo time desde o primeiro tempo de jogo em Sobral fez a diferença e
influenciou no marcador. Contando com as boas atitudes de Éverton - hoje maior
referência de qualidade técnica na equipe -, os tricolores mostraram mais
tranquilidade e mantiveram a posse de bola possibilitando a melhor busca por
espaços diante da marcação do Cacique do Vale.
Dos jogadores que retornaram ao time titular nesta partida, se destacaram o lateral direito Felipe e o goleiro Ricardo Berna. O primeiro voltou a se afirmar mais credenciado para a vaga do que Moacir, poupado do jogo por dores no púbis. O defensor mostrou mais firmeza na marcação e também buscou com competência a criação de jogadas ofensivas. Já Berna provou estar com os reflexos em dias, fazendo defesa providencial na primeira etapa.
Problemática neste início de ano, a defesa ainda é calcanhar do Leão. No entanto, a considerável disciplina tática vista contra o Guarany de Sobral ajudou para que a zaga sofresse menos exposição. O trio de volantes composto por Guto, Pio e Dudu Cearense não comprometeu com erros de passes gritantes. Pelo contrário, contribuiu na construção de jogo.
Ainda há insistência do Leão nas bolas alçadas na área, estratégina que segue sem sucesso. O esquema de jogo tramado pelo Fortaleza também precisa contemplar melhor os atacantes de ofício, por vezes desconectados do que ocorre no meio-campo tricolor, algo que compromete a qualidade do último toque durante boa parte da peleja.
Um novo trabalho se inicia no Pici com Marquinhos Santos. Técnico jovem e de ideias interessantes. De cara, na próxima quarta-feira, 14, o Tricolor já enfrenta o Sport, às 21h45min, no Castelão, em partida decisiva pela Copa do Nordeste. Pelo Cearense, no domingo, 13, fará o primeiro Clássico-Rei do ano contra o Ceará, às 16 horas, também no Gigante da Boa Vista. Terá de continuar evoluindo. Parte do caminho para encontrar uma forma eficaz de jogar foi indicado em Sobral.
O Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário