sábado, 14 de maio de 2016

Saiba identificar as diferenças entre gripe comum e H1N1

Três pessoas morreram em decorrência da gripe H1N1 no Ceará, em 2016. Os óbitos foram registrados em Sobral, São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Diante do número de casos, é importante diferenciar doença de uma gripe comum. Apesar de muito semelhantes, elas apresentam algumas distinções nos sintomas. Saber identificá-los facilita o tratamento e evita complicações.

Gripe comum
As gripes são causadas pelos vírus influenza. Eles são classificados em três tipos: A, B ou C. A gripe H1N1 é causada pelo tipo A e, por isso, qualquer outra manifestação está relacionada aos vírus das categorias B e C. Os sintomas, porém, são muito semelhantes.
Febre alta, dores musculares e de cabeça, tosse, espirro, dor nos olhos, congestão nasal, fadiga e calafrios são algumas das principais manifestações das gripes sazonais.
Gripe H1N1
Os sintomas da infecção são muito semelhantes aos de qualquer outra gripe, mas podem se manifestar de uma forma mais intensa: a pessoa sente muitos calafrios, tem tosse seca e contínua, náuseas, diarreia e até rouquidão.
Diante desses indícios, é fundamental buscar ajuda médica. O vírus H1N1, em especial, replica-se com facilidade nas regiões próximas aos pulmões, gerando risco de infecção, enquanto os vírus da gripe sazonal se concentram apenas na região do nariz até a traqueia. Pela proximidade com o órgão vital, a influenza A é mais perigosa.

Como prevenir?
O Ministério da Saúde alerta que é fundamental procurar atendimento nas unidades de saúde, para que haja identificação precoce da doença. Para redução do risco de pegar ou transmitir doenças respiratórias, as pessoas podem adotar medidas gerais de prevenção:
– Lavar e higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Fonte: tribunadoceara


0 comentários:

Postar um comentário