sábado, 16 de julho de 2016

Como acontece a suspensão da CNH? Tire as 5 dúvidas mais comuns sobre o tema

Quando o assunto é pontuação na CNH, as dúvidas são muitas, principalmente no que diz respeito à suspensão do direito de dirigir. Entenda como acontece esse processo.

Suspensão da CNH

Quantos pontos eu preciso ter para que a minha habilitação seja suspensa?

A motorista pode ter, no máximo, 19 pontos na CNH e continuar dirigindo, o que inclui infrações leves, médias e graves. Ao chegar a 20, a carteira é suspensa. Contudo, algumas infrações gravíssimas, como dirigir embriagado, disputar racha, dirigir em velocidade superior a 50% e deixar de prestar socorro à vítima em caso de acidente levam à suspensão imediata da carteira.


Os pontos da CNH perdem a validade?

Cada pontuação fica ativa por um ano a partir da data da infração. Uma infração cometida em junho de 2016 expira em junho de 2017, uma de setembro de 2015 vence em setembro de 2016 e assim por diante. O importante é que a soma não chegue a 20 em um mesmo período. Conforme as infrações vencerem, os pontos expiram.

Cheguei a 20 pontos, e agora?

Ao exceder os 20 pontos, você recebe uma notificação do Detran e tem 30 dias para apresentar sua defesa. Vale lembrar que esta não é a hora de questionar as multas – essa oportunidade já passou. Entre os argumentos válidos para recorrer à suspensão estão o roubo do veículo ou a vendo do veículo sem que a transferência tenha sido concluída. Em qualquer um dos casos, é preciso apresentar documentos factíveis, como o boletim de ocorrência.
Por quanto tempo a CNH fica suspensa?

A penalidade varia de um a 12 meses e depende de três questões: histórico do motorista, quantidade de pontos e tipos de multa. Isso significa que se você tiver apenas infrações leves, vai ter uma punição menor do que aquele que cometeu infrações gravíssimas.

Durante esse período, a motorista fica impedida de dirigir e deve entregar sua habilitação no Detran em até 72 horas após o recebimento do comunicado. Se o motorista for reincidente, isto é, já ter histórico de CNH suspensa, a punição pode chegar a 24 meses. Em todos os casos, é preciso passar por um curso de reciclagem.

E se eu dirigir com a habilitação suspensa?


Dirigir com a habilitação suspensa é crime de trânsito e o motorista que for flagrado tem a CNH cassada, perdendo o direito de dirigir por dois anos. Para recuperar a carteira, é preciso passar novamente por todo o processo de habilitação, incluindo provas práticas e teóricas.

Fonte: www.bolsademulher.com/

0 comentários:

Postar um comentário