terça-feira, 8 de novembro de 2016

Inep tem 24h para se explicar sobre suposto vazamento de tema da Redação

O juiz José Vidal Silva Neto, da 4ª Vara Federal do Ceará, determinou um prazo de 24h, a partir da tarde desta quinta-feira, 8, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se pronuncie sobre a ação do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, que pede a anulação da prova de Redação do Enem 2016. A peça do MPF argumenta que houve vazamento, constatado pela Polícia Federal, sobre o tema da Redação.

A determinação do magistrado da 4ª Vara Federal do Ceará inclui a Advocacia-Geral da União como assistente de defesa para que, caso necessário, se pronuncie sobre o pedido de anulação da prova de Redação por suposto vazamento.
O pedido do MPF, assinado pelo procurador Oscar Costa Filho, é baseado nas operações da Polícia Federal (PF) que resultou nas prisões do secretário da Saúde de Alto Santo, Antônio Diego Lima Rodrigues, 34 anos, em Fortaleza, e outras dez pessoas interceptadas no Brasil. O titular da pasta no município cearense estava com um ponto eletrônico durante a realização do Enem e carregava no bolso um texto da Redação pronto para ser transcrito.
Para o procurador Oscar Costa Filho, o vazamento do tema da Redação viola o tratamento isonômico aos candidatos. Nesta segunda-feira, 7, o ministro da Educação, Mendonça Filho, negou que tenha ocorrido vazamento do tema e que há "uma rede de difusão e propagação de informações falsas que, de certo modo, atuaram para desestabilizar o Enem".

Procurado pelo O POVO Online, o Inep informou que não vai se pronunciar sobre o caso, que o assunto está sendo tratado pela Procuradoria Federal junto ao Instituto e pela Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (MEC).

O Povo

0 comentários:

Postar um comentário