O Ceará apresenta as maiores
evoluções entre os números de 2013 e 2015 de alunos do 5º ano do ensino
fundamental que têm conhecimento adequado à idade. Com aumento de 15,6 e 8,5
pontos percentuais em Português e Matemática, respectivamente, o Estado passou
de 45,4% para 61% em Português — o 6º melhor percentual do Brasil e o melhor do
Norte e Nordeste; e de 35,4% para 44% em Matemática — o 11º melhor percentual
do País, também no topo regional.
Os dados fazem parte de relatório
da Meta 3 do Todos Pela Educação (TPE) — Todo aluno com aprendizado adequado ao
seu ano —, realizado com base na proficiência dos alunos nas avaliações da
Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015. O
movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera
as seguintes pontuações em Português e Matemática: 200 e 255 no 5º ano do
Ensino Fundamental; 275 e 300 no 9º ano do Ensino Fundamental; e 300 e 350 no
3º ano do Ensino Médio.
Analisados os percentuais de
cidades onde os alunos atingiram o nível satisfatório de aprendizagem, o Estado
tem 94,9% de municípios que alcançaram a meta no 5º ano em Português — o índice
mais alto entre os estados da federação. O feito se repete na mesma disciplina
no 9º ano, com 73% dos municípios com a meta batida. Na avaliação de
Matemática, com índice de abrangência dos municípios de 89,2%, o Ceará é o
segundo colocado, atrás apenas do Acre. No 9º ano, apesar do índice baixo de
22,6% dos municípios no patamar desejado, o Estado é o que apresenta a melhor taxa
no País.
Para o gerente de Conteúdo do TPE
Ricardo Falzetta, “o desempenho do ensino fundamental 1 mostra que algumas
políticas públicas, como o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Paic),
deram resultado”. “Existem críticas que se pode fazer, mas tem uma continuidade
e ele foi aperfeiçoado ao longo dos anos”, aponta.
Rogers Mendes, coordenador de
Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), afirma que o
Mais Paic deverá, nos próximos anos, ampliar os bons resultados para os anos
finais do ensino fundamental e também para o ensino médio.
O Estado tem nove cidades entre
as 100 melhores em Português e 14 entre as com maiores índices em Matemática no
5º ano, em um universo dominado por municípios do Sudeste e do Sul.
No 9º ano, são duas e quatro as
cidades entre as 100 com mais altos índices do País. “O Ceará é talvez o único
Estado que tem um nível sócio-econômico abaixo da média brasileira e que está
conseguindo resultados na educação acima da média”, destaca Falzetta.
O Povo
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