segunda-feira, 9 de outubro de 2017

15 cidades do CE recebem novos profissionais do Programa Mais Médicos, um vem para Russas

Ceará vai receber 17 novos médicos brasileiros formados no exterior participantes do Programa Mais Médicos, nas Unidades Básicas de Saúde do estado, a partir desta segunda-feira (9).
Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, 1.375 profissionais que aderiram ao último edital do programa retornaram ao país na última semana para atuar em mais de 800 municípios. Serão 25 estados e o Distrito Federal, além de oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Ainda conforme dados do MS, o número de profissionais brasileiros participantes do programa aumentou 44% em menos de um ano. Com isso, o Brasil representa 45,6% de médicos no Programa Mais Médicos. Com o reforço dos novos profissionais, somado àqueles com diplomas do país, são 8.316 brasileiros no programa.
O Nordeste vai receber 296 novos profissionais. As regiões Sudeste e Sul vão ter 565 e 329 intercambistas, respectivamente.
Essa é a segunda fase do edital. A primeira foi voltada exclusivamente aos médicos brasileiros formados no país. Desde novembro de 2016, o Ministério da Saúde está abrindo oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
De acordo com a pasta, foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros. A expectativa é realizar quatro mil substituições em três anos. Até o momento, mais de 1.000 postos foram substituídos por brasileiros.
Veja as cidades cearenses que vão receber os profissionais:
Acaraú – 1
Barroquinha – 1
Camocim – 1
Canindé – 1
Croata – 2
Graça – 1
Ipaporanga – 1
Jaguaretama – 1
Juazeiro do Norte – 1
Limoeiro do Norte – 1
Maranguape – 1
Potiretama – 1
Russas – 1
Tabuleiro do Norte – 1
Tauá – 2
G1CE

0 comentários:

Postar um comentário