Desde 2006, o Banco de Olhos do HGF garante córneas para transplante com qualidade e agilidade. Até 2016, foi o único banco de olhos em funcionamento no estado. Hoje, segue sendo o único com capacidade de captação e envio para outros estados do país, por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
Em 2024, o banco registrou 369 doações. Em 2025, já são 155. O Ceará não apenas atende à sua própria demanda como também contribui com outros estados.
Realização de cirurgia rara no HGF
Com apenas um ano de idade, Aurora tornou-se a paciente mais jovem do Ceará a receber um transplante de córnea. O procedimento, realizado no HGF, marca não só um feito inédito no Ceará, mas também um momento histórico para o HGF: o hospital zerou, neste mês, a fila de espera para transplantes de córnea.
A cirurgia foi realizada no dia 26 de dezembro de 2024, e desde então Aurora segue em acompanhamento periódico no HGF. “Hoje ela está super bem, usando óculos e caminhando pela casa. Não tropeça mais, enxerga as cores, as pessoas… Vive a infância como uma criança normal. É meu milagre”, celebrou a mãe.
A menina veio de Brejo de Areia, no interior do Maranhão. Segundo a mãe, Ítala Francisca da Silva, tudo começou com uma conjuntivite forte logo nos primeiros dias de vida. O quadro evoluiu e comprometeu a córnea, deixando um leucoma [mancha que impedia a visão de um dos olhos].
Como doar
Para doar órgãos e tecidos, é fundamental avisar à sua família sobre esse desejo. É ela quem dará a autorização no momento da doação. No Ceará, são realizados transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.
Informações – Hospital Geral de Fortaleza
0 comentários:
Postar um comentário