quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Secretaria da Educação de Russas realizará Culminância do Programa PETECA


O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental e médio, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os vários educadores e alunos, que trabalharam a temática proposta e fazer ampla divulgação de tais experiências, intensificando, assim, o processo de sensibilização e conscientização da sociedade.

A operacionalização do PETECA se dar por meio de parcerias firmadas com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, as quais indicam profissionais para atuar como coordenadores locais do Programa. Os profissionais indicados são capacitados por meio de Oficina Estadual, realizada anualmente, e repassam os conhecimentos para os coordenadores das escolas participantes através de encontros regionais e municipais.

Após as oficinas regionais e municipais, os coordenadores escolares repassam os conhecimentos aos demais educadores das respectivas escolas, que juntos elaboram o plano de ação escolar que é trabalhado anualmente por toda a comunidade escolar por meio de desenhos, pinturas, esquetes teatrais, músicas, paródias, contos, poesias de cordel e estórias em quadrinho, dentre outras modalidades.

Em Russas o Peteca é desenvolvido nas escolas; Caic Senador Carlos Jereissati, Ana Xavier Lopes, José Ricardo de Matos, Lino Gonçalves, Maria Martins de Carvalho e Raimundo Pelópidas de Araújo. Todos os trabalhados produzidos pelos alunos dessas escolas são compartilhados com a comunidade escolar por meio de eventos promovidos nas respectivas unidades escolares.

A sociedade em geral terá a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo PETECA, participando da Culminância do Programa, que será realizada no dia 23 de setembro, a partir das 7h30min, no salão de eventos da Associação Atlética e Cultural de Russas.

O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Educação em consonância com as Escolas municipais que participam do PETECA.

0 comentários:

Postar um comentário