sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Russas realizou evento para celebrar o dia mundial da mulher rural


A Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município de Russas, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Russas, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizaram no dia 15 de outubro, um momento de atividades para celebrar o Dia Mundial da Mulher Rural, comemorado mundialmente nesta data.

O evento foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas e contou com a participação das secretárias municipais Adriana Ribeiro e Noilda Rocha; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sr. José Cândido; Presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Sra. Maria Hermenegilda; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sra. Suenira Gonçalves e demais conselheiras; além da presença de autoridades e mulheres da cidade e do campo.


Inicialmente foi servido um café da manhã, logo em seguida houve a abertura oficial com as falas das autoridades, sequencialmente aconteceram três palestras sobre os temas: O papel da mulher produtora rural no mundo contemporâneo, ministradas pela Sra. Adriana Ribeiro (Historiadora e Mestre em História Social do Trabalho); Previdência Social Rural, ministrada por Karla Emanuelle Rocha Nogueira (Assistente Social da Previdência Social de Russas) e Os avanços da organização rural promovida pela mulher, ministrada pela Sra. Sandra Maria Chagas Xavier Dantas (Coordenadora da Secretaria de Mulher do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Russas). Para finalizar houve o momento de interação entre platéia e palestrantes, através de perguntas e respostas.

O Dia Mundial da Mulher Rural foi institucionalizado em 1995, durante a 4ª Conferência Sobre a Mulher, realizada pelas Nações Unidas, em Beijing.

Esse foi o primeiro momento realizado pelo município de Russas para celebrar essa data propiciando um espaço para reflexão e confraternização entre as mulheres do campo e da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário