terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fiocruz lança documentário na cidade de Russas


Um documentário intitulado “Doença de Chagas – Virando o jogo”, de aproximadamente meia hora, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi lançado na noite de 29 de novembro, na comunidade de Miguel Pereira, Zona Rural do município de Russas. O vídeo é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado há dois anos pela instituição na referida comunidade. A produção contou com a participação dos moradores da localidade que popularizaram o que sabiam sobre Doença de Chagas e ao mesmo tempo receberam orientações técnicas repassadas por profissionais da Fiocruz, sobre vetor, transmissão da doença e como se prevenir.

A Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede no Rio de Janeiro, realiza esse tipo de pesquisa com o objetivo de mapear o percentual de infestação do inseto transmissor (barbeiro) e população, pelo protozoário Trypanosoma cruzi agente causador da Doença de Chagas. O resultado permite aos profissionais saberem se existe avanço ou recuo da doença, para que sejam traçadas metas de combate aos casos existentes e sejam desenvolvidas atividades de socialização do saber sobre a doença com o propósito de proteger as futuras gerações de infestação.

O documentário está sendo distribuído para as Escolas do Município, se tornando então um importante veículo transmissor do saber sobre Doenças de Chagas.

A Fundação Oswaldo Cruz vem desenvolvendo voluntariamente essas atividades no Ceará com o apoio dos Governos Estadual e Municipal. Em Russas o trabalho teve o acompanhamento da 9ª Cordenadoria Regional de Saúde (CRES) e Secretaria de Saúde do Município.

0 comentários:

Postar um comentário