segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Foi lançada em Russas a Exposição "Os Negros"


Em uma solenidade bastante ovacionada, ocorrida na noite de 20 de novembro, no Centro Cultural Pe. Pedro de Alcântara, em Russas, foi lançada a Exposição "Os Negros", que ficará aberta ao público durante três meses.

A amostra foi idealizada e preparada pela historiadora e professora Lúcia Silva, que decidiu abrí-la neste dia, haja visto, ser a data em que é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, estabelecido pela Lei Federal Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, maior líder negro do Brasil, que faleceu no dia 20 de novembro de 1695.


A cerimônia de abertura contou com os acordes da Banda de Música local Maestro Orlando Leite na recepção dos convidados. Um vídeo foi apresentado mostrando através de fotos a vivência dos negros em nosso país, desde sua chegada, até os dias atuais. Foi realizado também um desfile afro-descendente, onde dez jovens do Município expuseram as diversas formas de se vestir do povo africano. Uma roda de samba com o Grupo local Declara Samba fechou a solenidade, executando canções típicas da cultura negra. Enquanto isso a Exposição era declarada aberta para a visitação dos que ali estavam.


A idealizadora do evento Lúcia Silva fez uso da palavra, agradeceu a presença de todos, em especial aos empresários e Governo Municipal pelo apoio logístico, e também relatou um pouco sobre a amostra, dizendo que a população terá a oportunidade de ver uma exposição em nível de cidade grande, onde a história dos negros africanos é retratada com riqueza de detalhes, através de fotos, objetos, maquete, livros, adereços e textos.


Vale a pena conferir, visite e faça uma viajem no tempo e entenda a importância da raça negra para o desenvolvimento econômico, cultural e racial do nosso país.

0 comentários:

Postar um comentário