sábado, 3 de setembro de 2011

Russas: Distritos de Flores e Lagoa Grande realizam desfiles cívicos


O 7 de setembro, data da Independência do Brasil, é bastante comemorado em todos os recantos da cidade de Russas com a realização dos desfiles cívicos nos distritos do Município envolvendo todas as escolas das comunidades rurais. Essa prática vem sendo desenvolvida desde 2006 e chega a sua 6ª edição neste ano de 2011. A promoção é do Governo Municipal através da Secretaria da Educação juntamente com as Escolas, e tem como objetivo principal manter a tradição e despertar na sociedade o amor pela pátria, além de levar a mensagem positiva sobre o tema trabalhado.


Para esta edição o tema abordado é “Meio Ambiente: Salvemos o Planeta”, com o subtema “A criança e o jovem aprendendo e contribuindo com o equilíbrio do planeta”, onde cada escola apresenta em seu momento cívico os projetos trabalhados no dia-a-dia escolar, objetivando sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, mostrando que a população humana é a única responsável, devido ao seu uso desordenado, pelos problemas causados ao planeta.


Na manhã de sexta-feira, 02 de setembro, o desfile cívico aconteceu no Distrito de Flores, envolvendo as Escolas Municipais: São Gerardo (Ramal de Flores), Zilzo Leandro Evangelista (Miguel Pereira), São João de Deus (Distrito de São João de Deus), Pe. Marcondes Matos Cavalcante (Jardim de São José) e a anfitriã Inácio de Barros Neto. Com destaque para a temática da preservação do Rio Jaguaribe, que vem sofrendo a ação do homem e encontra-se muito degradado, a questão do lixo, mostrando como solução a reciclagem, e a poluição do ar, chamando a atenção para a questão dos gases industriais lançados na atmosfera. Um bom público foi a Praça do Distrito prestigiar o evento.


No mesmo dia, à tarde, o momento pátrio foi realizado no Distrito de Lagoa grande, com o desfile da Escola Joana Alves de Sousa, que destacou entre outras questões ambientais o uso inadequado do fogo, chamando a atenção para os prejuízos que as queimadas proporcionam para o meio ambiente. Uma grande multidão acompanhou de perto o momento cívico do Distrito.


A Secretária Municipal da Educação Professora Lindalva Pereira Carmo, esteve presente nos dois momentos e falou da importância do evento para a socialização das escolas e comunidades, além de promover o civismo e acima de tudo, levar a mensagem educativa de preservação do meio ambiente.

A Semana da Pátria em Russas, teve início no dia 1º com o desfile do distrito do Peixe e prossegue até o dia 7 de setembro. Segunda-feira, 05, serão realizados os momentos cívicos das comunidades do Capim Grosso, às 7h, e Barracão logo em seguida, às 8h30min. O Desfile Cívico-Militar da sede será realizado na quarta-feira, 07, às 7h30min, na Avenida Dom Lino.

0 comentários:

Postar um comentário