quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ENEM: Anulação atinge mais 500 alunos


O Ministério da Educação (MEC) antecipou, ontem, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A previsão do anúncio era para o início de janeiro de 2012. Em outra decisão, o órgão anulou 14 questões do concurso para 500 alunos do cursinho pré-vestibular do Colégio Christus, de Fortaleza, além dos outros 639 estudantes atingidos, anteriormente, por decisão semelhante.

Por sua vez, também nesta quarta-feira, o procurador da República Oscar Costa Filho informou que solicitará à Justiça a suspensão dos efeitos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na aprovação por meio do Enem até que explicações conclusivas e consistentes no âmbito do próprio MEC sejam dadas. Isso sem prejuízo no curso da investigação pela Polícia Federal, que pode atestar o real alcance do vazamento das questões do exame.

A decisão do MEC em anular as 14 questões do Enem para 500 alunos do cursinho pré-vestibular do Colégio Christus foi tomada com base no inquérito da Polícia Federal. Está sendo investigada a origem do vazamento dos exercícios que apareceram numa apostila distribuída pelo colégio antes da aplicação do exame, em outubro deste ano.

Segundo comunicado do Ministério, no total, 1.139 estudantes terão a nota do Enem 2011 calculada sem essas questões. Além dos 500 estudantes do pré-vestibular, outros 639 alunos do Christus também haviam tido as questões anuladas em novembro. O MEC diz que ainda aguarda as conclusões do inquérito policial para tomar medidas cabíveis nas instâncias administrativa e criminal.

O procurador Oscar Costa Filho, através da ação civil pública, exigirá providências diante do reconhecimento pelo Ministério das proporções do vazamento das questões do exame. "O processo do Sisu deve ser feito normalmente para evitar prejuízos, mas os efeitos desse procedimento devem ficar suspensos até a conclusão da investigação policial", afirma.

Matrícula

Os candidatos que se submeteram à prova poderão, segundo a assessoria de imprensa do MEC, saber suas notas por meio do site do Enem. Para consultar o resultado, basta digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema. Os alunos poderão usar o resultado obtido para se inscrever no Sisu em 2012. Conforme o Ministério, o sistema será divulgado na próxima segunda-feira para consulta e as inscrições terão início no dia 7 de janeiro.

No total, segundo o MEC, 95 instituições de ensino superior de 26 estados brasileiros (com exceção do Distrito Federal) oferecerão 108.552 vagas em 3.327 cursos. O MEC afirmou que o número de vagas é 30% maior que na seleção realizada em 2011. Na edição de 2012, o Sisu ficará no ar 24 horas por dia, entre 7 e 12 de janeiro, para receber as inscrições dos candidatos. A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro e os candidatos aprovados terão entre 19 e 23 de janeiro para efetuar matrícula.

Em conformidade ainda com o Ministério, "o candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga".

No dia 26, o Sisu divulgará a segunda chamada, com matrículas entre 30 e 31 de janeiro. Entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, quem não passou na primeira e na segunda chamada pode se inscrever na lista de espera, que será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.

A reportagem tentou por diversas vezes contato com a direção e com o assessor jurídico do Colégio Christus, mas os telefones dos mesmos não eram atendidos ou se encontravam na caixa postal.

Abrangência

1.139 alunos. Este é o total de estudantes do Colégio Christus afetados com a decisão do MEC pela anulação de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011

108 mil vagas. As oportunidades foram ofertadas nos 3.327 cursos de graduação disponibilizados em 95 instituições de ensino superior participantes do exame.

Fonte: diariodonorteste.com.br

0 comentários:

Postar um comentário