quarta-feira, 27 de junho de 2012

Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil mobilizou Municípios da CREDE 10 em Russas

A Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil visitou a cidade de Russas nesta terça-feira, 26 de junho. A ação teve a coordenação do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará (FEETI-CE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/CE), CREDE 10, Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar - SEMED, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SETAS, e Programa de Educação Contra a Exploração do trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). A Caravana é uma mobilização da sociedade civil e órgãos competentes pelo enfrentamento ao trabalho infantil, essa grave violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Em Russas, a ação foi desenvolvida em dois momentos; logo cedo uma caminhada com a participação de autoridades, sociedade civil, crianças e adolescentes, concentrou e saiu da CREDE 10, percorreu ruas e avenidas da cidade, passando pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SETAS), Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Promotoria do Município, encerrando no Fórum da Comarca. Em cada um desses órgãos houve uma parada de 05 a 10 minutos para entrega da Bandeira da Caravana, realizada pelo Coordenador da Caravana Dr. Antônio de Oliveira Lima, ao respectivo representante legal, como forma de firmar compromisso para o fortalecimento das ações locais voltadas para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Logo em seguida, a Caravana se dirigiu ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT), onde por todo o restante do dia foi realizado um Seminário sobre o Trabalho Infantil. Durante o encontro crianças e adolescentes do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (PETECA) apresentaram atividades artísticas culturais, trabalhadas pelo Programa nas Escolas Públicas, visando conscientizar a sociedade para erradicação do trabalho infantil.

Ainda durante o Seminário, através de painéis, foram apresentadas e discutidas diferentes temáticas sobre a erradicação do trabalho infantil. Propostas foram discutidas visando à elaboração do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Prevenção e Erradicação do trabalho Infantil.

Além do município de Russas, Sede da CREDE 10, participaram do evento representantes das cidades de Alto Santo, Aracati, Fortim Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte, que estão sob abrangência da regional de Russas.

A Caravana desde o dia 02 de maio, até 28 de junho, vem percorrendo o interior do Estado do Ceará, passando por todos os municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), realizando atividades que visam fortalecer as ações locais para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

0 comentários:

Postar um comentário