sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Homenagem à Padroeira: Russas muda calendário de festejos

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, neste município, completará 277 anos. Formada no século XVIII, é uma das mais antigas do Estado do Ceará, juntamente com as Paróquias de Icó e Aracati. Seu novenário reúne cerca de mil fiéis por noite, vindos de todas as partes do Município.

Altar-mor da Igreja Matriz de Russas reúne acervo católico que está entre os mais expressivos do gênero arte-sacra do Estado do Ceará. Fiéis visitam o lugar diariamente para suas orações FOTO: ELLEN FREITAS

Formada em 1735, a Paróquia pertencia à Arquidiocese de Pernambuco. "Naquela época não existia Diocese do Ceará. Russas, Aracati e Icó eram todas paróquias que pertenciam à Arquidiocese de Olinda, Recife e Salvador, que são as dioceses mais antigas do Brasil" explica o pároco, padre Marcos.

Os festejos em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, a Padroeira de Russas, acontecem durante nove dias e é o evento mais importante do calendário da cidade.

Ano da Fé

O novenário abordará o tema relacionado às comemorações ao Ano da Fé, celebrado na Igreja Católica, que terá início dia 11 de Outubro de 2012 até a Festa de Cristo Rei, em novembro do próximo ano. "Pegamos o exemplo de Maria como a perfeita discípula que ensina a gente como viver a fé", explica o pároco.

Tradicionalmente os festejos ocorrem no período 27 de setembro até o dia 7 de outubro, Dia de Nossa Senhora do Rosário. Por conta das eleições a data foi adiada neste ano.

"Como este ano coincidiu do dia 7 cair na mesma data das eleições, nós resolvemos transferir a festa para o período de 10 a 20 de outubro", explica o padre Marcos.

A Programação conta com a participação de todas as comunidades, cada uma presente em uma das noites. A orientação dada pela Paróquia é para as celebrações nas capelas seguirem o roteiro do novenário.

Pelo terceiro ano consecutivo é realizada a "motorada", uma procissão com motos que passa por várias ruas da cidade pedindo paz no trânsito. Nos dois anos anteriores, a motorada tinha início na Avenida Antônio Cordeiro e encerrava na Praça Nossa Senhora do Rosário, de onde os fieis seguiam em procissão, a pé, até a Igreja.

Novo roteiro

De acordo com padre Marcos, a novidade será o novo trajeto da motorada. "A novidade deste ano é que nós queremos que todas as motos venham até a Igreja Matriz, onde iremos fazer uma celebração campal. Vamos enfatizar a paz no trânsito, o respeito às leis do trânsito, a tolerância e, no final, todos os motociclistas receberão uma bênção especial ali, em suas motos", enfatizou.

Os festejos terão início no próximo dia 10 de outubro, com o hasteamento da bandeira e missa às 19h30min. O encerramento acontecerá no dia 20 de outubro com procissão e missa.

Durante os dez dias de festejos, a comunidade católica está convidada a participar de toda a programação, que será desenvolvida a partir da Igreja Matriz. A meta é concentrar todos os devotos da padroeira e provar, em mais um ano, a força da fé.

Mais informações:
Festa da Padroeira de Russas, Nossa Senhora do Rosário
De 10 a 20 de outubro Secretaria da Paróquia
Telefone: (88) 3411.0166

POR/ELLEN FREITAS
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu, Terezinha Eugracia de Jesus, sempre nesta festa de nossa Padroeira, eu recordo quando criança minha Mãe cantava o bendito de Nossa Senhora do Rosário.
17 10 2012

Postar um comentário