quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Russas comemora os 30 anos da Banda de Música Maestro Orlando Leite

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Cultura, realizou na noite deste domingo (15), a abertura do Natal de Sonhos 2013 e a festa de celebração dos 30 anos da Banda de Música Maestro Orlando Leite. O evento contou com a presença do Prefeito Weber Araújo, a primeira-dama, Mazé Torquato e autoridades municipais. A comemoração aconteceu na Praça Monsenhor João Luiz, emocionando e encantando a população que marcou presença. 

Na ocasião estiveram presentes as bandas de músicas das cidades de Russas, Icapuí, Baraunas e Quixeré. Durantes as apresentações, foram performados diversos sucessos da música brasileira e internacional. “Eu Só Quero Um Xódo” do eterno do Dominguinhos e “The Final Countdown” da Banda Europe, foram músicas que animaram e emocionaram o público que se encantaram com o grande talento dos jovens integrantes das bandas que fizeram parte desta noite de encanto e emoção. 

Durante toda a noite, diversas pessoas que fizeram parte da história da banda de música Maestro Orlando Leite foram homenageadas. Um dos momentos mais marcantes, foi a entrega de uma comenda a Dona Terezinha Alves, mulher do Maestro Ten. Raimundo Alves Bezerra, responsável pela formação da primeira geração da Banda de Música Maestro Orlando Leite. Outro homenageado da noite foi Zilzo Leandro Evangelista, atual Secretário de Governo e idealizador da Banda de Música em Russas. 

Em seu discurso, o prefeito Weber Araújo ressaltou a importância desse patrimônio histórico-cultural para a Cidade de Russas. Atendendo a um pedido de Zilzo, Weber garantiu a construção da sede da banda para o ano de 2014. “Eu não sou um homem que gosta de prometer, gosto de trabalhar com certezas. Por isso garanto que a Banda de Música Maestro Orlando Leite, terá sua sede própria ainda em 2014″, destacou prefeito. 

A Banda de Música Maestro Orlando Leite nasceu no dia 18 de agosto de 1983, tendo à frente o 2° Tenente da Polícia do Estado do Amazonas, Raimundo Alves Bezerra, que em meados de dezembro do ano de 1983 já tinha dado início aos primeiros testes de aptidão musical com jovens de 12 a 17 anos de idade, para o ingresso e formação da banda de música na cidade de Russas. Foram oito meses de aula teórica, somados a três meses de aula prática que prepararam a banda para a sua primeira apresentação perante o público do nosso município. 

Somente este ano o Governo Municipal assegurou um investimento de aproximadamente R$ 17 mil que serão utilizados na compra de novos equipamentos, além dos materiais para manutenção que são repostos regularmente. Atualmente todos os 81 integrantes da Banda recebem uma Bolsa Auxílio que é pago em uma data fixa, diferente de como acontecia nos anos anteriores. Agora cada integrante recebe seu benefício individualmente no dia 2 de cada mês. 

Desde a sua fundação, em 18 de agosto de 1983, a Banda de Música Maestro Orlando Leite vem desenvolvendo um trabalho excepcional na formação de grandes músicos que atualmente são reconhecidos em diversas partes do nosso estado, país e até mesmo no exterior.

Fonte: ASCOM

0 comentários:

Postar um comentário