terça-feira, 25 de março de 2014

Câmara de Russas aprova contratação de profissionais para a UPA

Na segunda-feira, 24, os vereadores da Câmara Municipal de Russas se reuniram em sessão extraordinária para apreciar, discutir e votar 5 projetos de lei de autoria do Executivo municipal, iniciada às 10 horas, sendo registrada e justificada as ausências dos vereadores Marcos Aurélio Ferreira Estácio e Edno Jose de Sousa. 

Como estava previsto em pauta, foi apresentado o projeto 20/2014, que garantia assistência aos pequenos agricultores e pecuarista, tais como vacinação de rebanho e locação de tratores para a preparação do solo. Depois de muita discussão e sendo afirmado pelo líder da oposição, Paulo Santiago, que o mesmo seria reprovado da forma que está. Foi apresentada uma lei já existente que garante ao município que a condição realizará o programa Horas de Trator e a votação foi suspensa ficando para a próxima sessão com algumas mudanças e esclarecimentos que os edis julgaram necessário. 

Também foi discutido e aprovado o projeto de lei referente a regulamentação do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente). Na sequência também foi discutido e aprovado o projeto 16/2014, que cria cargos e da outros provimentos visando regulamentar a contratação de profissionais e assessoria para a UPA, (Unidade de Pronto Atendimento), que já funciona em Russas. Na mesma área foi também aprovado a lei municipal que regulamenta o pagamento de plantões hospitalar a médicos e enfermeiros. 

Nas discussões, o vereador presidente Haroldo Torquato afirmou que agora o município tem um equipamento de saúde e de sua responsabilidade, sendo que pode e deve ser cobrado um bom atendimento. O vereador João Paulo observou que a UPA é uma ferramenta importante para Russas, mas que os postos PSFs devem ter seu funcionamento priorizado. Jorge Rodrigues relatou que a distância da sede do hospital para Unidade prejudica o acesso do cidadão e Flávio Matoso registrou que a UPA foi inaugurada com equipamentos quebrados da Policlínica. 

Já o projeto de lei de número 18/2014, criando um cargo efetivo de técnico em radiologia, foireprovado por maiores dos vereadores presentes, o vereador Paulo Santiago, líder da oposição, declarou que a bancada desaprovou o projeto porque o mesmo rezar que a cargo de técnico em radiologia e efetivo, justificando que o funcionário só é efetuado do município depois do mesmo se submeter em concorrência legal em um concurso público. 

Outro assunto abordado durante a discussão dos projetos foi relativo ao episódio envolvendo o secretário de Saúde do estado do Ceará, Cirro Gomes, que se chateou com a cobrança do IML para Russas. O temor dos parlamentares é que o IML (Instituto Medico Legal) tenha outro destino que não o município de Russas, como foi prometido pelo governador Cid Gomes durante o governo itinerante em Russas no ano de 2011. 

Por: Arnaldo Freitas

0 comentários:

Postar um comentário