quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cheia faz Defesa Civil do AM decretar situação de emergência em 5 cidades

Cinco cidades do Amazonas estão em situação de emergência em razão da cheia que atinge o estado, segundo divulgou a Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com o órgão, estão na lista os municípios de Guajará, Eirunepé, Envira, Ipixuna e Itamarati. Até o momento, levantamento da instituição aponta que 590 famílias foram atingidas pelos alagamentos nessas cidades. Em Manaus, o nível do Rio Negro ainda não causa transtornos. 

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta, em Manaus, o titular da Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha, informou que as cidades em situação de emergência estão sendo monitoradas por equipes do órgão. 

Não há informações sobre número de desabrigados. "As equipes têm o objetivo de fazer levantamento das famílias que estão em áreas alagadas. Essas pessoas serão retiradas e realocadas em local seguro. Depois, será feito um levantamento sobre as condições de alimentação e saúde das pessoas. Cerca de 400 famílias de Eirunepé e 190 de Envira já foram atingidas. Ainda estamos fazendo o levantamento dos outros municípios", informou Rocha. 

A Defesa Civil decretou situação de emergência nas cinco cidades - a maioria banhada pelo Rio Juruá - há oito dias. "Ações de prevenção nessa região de difícil acesso, como o Juruá, são difíceis. Mas já estávamos preparados para isso", disse o coronel. 

O órgão mantém o alerta nos municípios de Tabatinga e Humaitá. Boca do Acre está em estado de atenção. "Em Tabatinga, o rio está dois metros acima do que estava em 2014 nesse mesmo período, quando a cidade enfrentou a maior cheia de sua história", disse o coronel Rocha. 

Na capital, o nível do Rio Negro está em 23,72 metros nesta quarta-feira (4). A marca está 5,22 metros abaixo da cota de emergência, que é de 28,94 metros. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário