segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Fortaleza é a capital mais violenta do País, diz jornal

 Uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, edição desse domingo, aponta Fortaleza como campeã de assassinatos entre as 27 capitais brasileiras. Os dados não são novos, mas expõe a capital cearense como notícia negativa pelos índices de violência sempre crescente. Dessa vez, a manchete do jornal paulista destaca, ‘’Tráfico transforma Fortaleza na capital do homicídio no País’’.

Os assassinatos, de acordo com a reportagem, triplicaram entre 2005 e 2013, ultrapassando a cidade de Maceió, Capital do Estado de Alagoas. O período citado pela reportagem corresponde a um novo modelo de ações contra a violência adotado na gestão do então Governador Cid Gomes (PROS). O modelo se baseava no Projeto Ronda do Quarteirão e levou o próprio governador a reconhecer falhas e, para a oposição, a iniciativa fracassou.

Um dos pontos do relato exposto pelo Jornal Estado de São Paulo é que Fortaleza aparece, entre as capitais, com o segundo maior número de assassinatos – 2.115, enquanto, em primeiro lugar, fica o Rio de Janeiro (2.519 homicídios), e, em terceiro lugar, São Paulo (1.673 crimes de mortes).

A reportagem ouviu o sociólogo César Barreira, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), que aponta, nesse crescimento da criminalidade, a substituição da arma branca pela arma de fogo. ‘’De 10 casos atendidos nos postos de saúde de 1980 até o início da década de 90, nove eram de arma branca e só um de arma de hoje’’, disse César, para, em seguida acrescentar: ‘’Hoje é o inverso: de 10 casos, nove são arma de fogo, e um, branca’’.

Os números sobre a criminalidade no Ceará não param com as informações citando Fortaleza como a capital brasileira da violência. A pequena cidade de Quixeré, na Região do Vale do Jaguaribe, é citada como cidade que apresenta no Brasil a segunda maior taxa de homicídio para cada grupo de 100.000 habitantes. Em Quixeré, a taxa de homicídios é de 132 assassinatos para cada 100.000 habitantes, ficando atrás da cidade de Brejo dos Santos, na Paraíba, com 204 homicídios por cada 100.000 habitantes.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Delci Teixeira, ao ser ouvido pela reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, definiu como atípicas as taxas de criminalidade que acabam, segundo ele, gerando uma sensação de insegurança para a população. Delci afirmou, ainda, que, em menos de 90 dias, o Ceará ganhará mais 1.200 policiais que estão concluindo curso e treinamento. Revelou, ainda, que a Polícia Civil abriu concurso para contratação de 3.176 policiais.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário