domingo, 15 de fevereiro de 2015

Racionamento a vista: estiagem faz açudes perderem 99% do volume

A Companhia de Gestão de Recursos Hidricos (Cogerh) está preocupada com o alto nível de evaporação dos açudes monitorados por ela. Dos 149, 30 estão com o volume abaixo de 1%, e outros 94 só 30% do volume total. A situação poderá piorar com o prognostico de chuvas abaixo da média anunciado em janeiro pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Estão em situação de critica as bacias do Curu, Sertões de Crateús, Banabuiú e Baixo Jaguaribe. Atualmente os reservatórios cearenses estão com 19,33% do seu volume total. A queda no volume poderia ser considerada normal, caso o inverno de 2014 tivesse sido generoso. Hoje o maior volume de água para abastecimento no Estado está concentrada em apenas dois reservatórios – Castanhão e Orós.

As bacias do Alto Jaguaribe, do Médio Jaguaribe e a Metropolitana estão com apenas: 38,99%, 21,92% e 20,63% do volume total respectivamente. Já a Bacia do Baixo Jaguaribe tem apenas 1,8% do seu volume total e a dos Sertões de Crateús somente 0,35%.

O governo prepara um pacote emergencial de combate aos efeitos da seca que prevê obras emergenciais e estruturantes. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira adiantou que operação carro-pipa, que vem sendo liderada pelo Exército Brasileiro, deverá ser ampliada para as sedes dos municípios que necessitarem, afirmou o secretário. Atualmente pelo menos 30 cidades do Ceará já realizam racionamento de água e em algumas localidades da Região Metropolitana de Fortaleza a água só chega através de carro-pipa.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário