quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vai viajar de carro? Confira dicas para que nada atrapalhe seu carnaval

 O feriado de carnaval promete sempre muita festa e diversão. Aproveitar a folia e os dias de descanso é bom para recarregar as energias para o dia a dia de trabalho e estudos. Mas quando o assunto é pegar a estrada, tenha muito cuidado. Em viagens muito longas, é importante parar e descansar durante a noite para revigorar e aguentar a direção com tranquilidade e segurança. Tudo tem de ser checado e planejado para que nada atrapalhe o seu carnaval.

Dados recentes divulgados pelo Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), no Brasil, motoristas que dirigem com sono são responsáveis por 42% dos acidentes de trânsito. Além disso, 18% dos acidentes são ocasionados pela fadiga dos motoristas. Juntos, sono e cansaço representam 60% dos acidentes causados no país.

Para a especialista em sono da Duoflex, Renata Federighi, uma boa noite de sono é de extrema importância para qualquer pessoa, principalmente para quem tem planos de viajar neste carnaval. “A falta de sono provoca diversas consequências como redução da capacidade de raciocínio, falta de atenção, perda dos reflexos, falhas de memória, dentre outras”, afirma.

Para uma viagem tranquila, agradável e segura, é proibido o consumo de bebida alcoólica e medicação que afete os sentidos. Um médico deve ser consultado sobre o uso de medicamentos antes de pegar a estrada.

O carro

Cheque a pressão dos pneus, freios, direção, suspensão, extintor, estepe, macaco, itens de segurança, parte elétrica inclusive, o nível de água e de óleo do motor devem ser verificados, assim como os cintos de segurança, item de uso obrigatório para todos os ocupantes do veículo. O motorista deverá estar descalço ou com sapatos fechados. E nada de dividir a atenção da estrada com o celular.

A Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo DETRAN são documentos obrigatórios. O licenciamento do veículo e o seguro obrigatório não podem está vencidos. No caso de trailers ou carretas, são necessários os documentos correspondentes e, se for o caso, a carteira e o telefone da seguradora.

Criança a bordo

O bebê-conforto é o meio mais seguro para transportar bebês e deve ser utilizado desde o nascimento até a faixa entre 9 kg a 13 kg, dependendo do fabricante. O assento deve ser instalado no banco traseiro, com a criança voltada para o vidro traseiro para evitar o efeito chicote em caso de colisão ou freadas bruscas, o que pode causar lesões graves ao pescoço da criança.

Crianças com mais de 36 kg e 1,45m de altura podem utilizar normalmente o banco traseiro e o cinto de três pontos, desde que as medidas do menor respeitem alguns critérios anatômicos, como as costas inteiramente no encosto do banco e joelhos dobrados na beirada do assento, por exemplos.

Mitos e verdades

Na luta contra o sono na estrada, é comum que muitas pessoas tomem café, energéticos, ou molhem o rosto durante o trajeto. “No entanto, esses são métodos paliativos, ou seja, mitos. Não são medidas totalmente eficazes. Quando o condutor sentir que o sono chegou, a melhor opção é parar o carro e descansar”, orienta a especialista.

Confira as dicas da especialista:

– Procure dormir de sete a oito horas por noite antes de pegar a estrada. Apesar de esse tempo variar de pessoa para pessoa, é importante sentir o corpo descansado e com uma boa disposição antes de assumir o volante;
– Para um sono de qualidade, é necessário também manter a postura correta ao dormir. A posição de lado é a mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, num ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semidobrados com um travesseiro entre eles;
– Evite dirigir entre meia-noite e oito horas da manhã ou logo após o almoço. Nesses horários, normalmente, a temperatura do corpo cai e o indivíduo sente mais sonolência;
– No trânsito parado, aproveite para fazer alguns exercícios de ginástica laboral para melhorar a oxigenação e as articulações. Estique braços e movimente o pescoço;
– Respeite os limites de velocidade de cada via;
– Atenção para as linhas contínuas e não-contínuas que indicam sobre a ultrapassagem permitida;
– Lenda: Café, energéticos ou molhar o rosto podem despertar temporariamente, mas não evitam a sonolência, portanto, cuidado.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário