quinta-feira, 21 de maio de 2015

A Faculdade de medicina que eu quero prá Russas



A Escola de Medicina que eu quero para Russas, é aquela que a maioria dos profissionais aqui formados, possam exercer suas atividades médicas futuras preferencialmente na nossa região. Com certeza, haverá mais facilidade na fixação desses profissionais vindos das comunidades locais e regionais, sejam por laços familiares, de amizade, sociais, culturais e outros. TALVEZ SEJA ESTE, O VIÉS MAIS IMPORTANTE DA INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL.

O escritor Fernando Pessoa assim se expressava: “O Tejo é o Rio mais belo do mundo, mas o Tejo não é o Rio mais Belo do mundo, porque o Tejo não é o Rio que passa pela minha aldeia (Cidade)”. Uma “faculdade de medicina, mesmo particular é bela, mas não tão bela para nós, porque essa não passa pela ‘posse” da maioria das nossas famílias.

“Hoje, Russas e outros Municípios brasileiros podem ser contemplados com cursos de Medicina, conforme Edital 001 do segundo chamamento de Municípios para a implantação de cursos de graduação em Medicina, por instituições de educação superior privada” pelo MEC (Portaria Normativa nº 05 de 1º de Abril de 2015 e do art. 3º, I, da Lei nº 12.871, de 22 de Outubro de 2013). Com certeza, a Escola de Medicina que eu quero pra Russas (sede do ATUAL Campus da UFC) é uma ESCOLA PÚBLICA, integrante da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, que já tem atuação nas “aldeias” da Região.

Deve ter havido critérios técnicos para que o MEC tenha escolhido Russas e mais outros quatro Municípios do Estado do Ceará, como sede de um futuro curso de Medicina. 

O EDITAL DO MEC, em andamento, como mostrado é para um curso PARTICULAR de Medicina. O primeiro inconveniente desses cursos é que a quase totalidade dos futuros profissionais formados por essa possível Faculdade particular não terão vínculo laboral nenhum com a região, retornando após suas graduações, às suas Cidades de origem. 

O outro inconveniente é a mensalidade que girará em torno de quatro a cinco mil reais, mais outros custos, o que parece longe da realidade da renda (“posse”) da grande maioria das nossas famílias. Um curso privado de Medicina aqui instalado, pela distância de Fortaleza, seria mais cobiçado por alunos da Capital, do que mesmo para os cursos de Sobral e de Juazeiro do Norte. Pela proximidade de Fortaleza não ensejaria a Russas, nem mesmo ser Cidade Dormitório para estes alunos.

A Faculdade de Medicina que eu quero pra Russas, é uma que venha trazer um Hospital (Terciário - de atendimentos mais complexos). A Faculdade de Medicina que eu quero pra Russas, é uma que traga abraçada uma Faculdade de Enfermagem e que comece a robustecer o atual embrião da futura UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO JAGUARIBE.

A Faculdade de Medicina que eu quero pra Russas, não é aquela que venha “espremer” o nosso já sufocado Sistema Local de Saúde, subtraindo o Hospital de Russas da atenção secundária, para que seja colocado à disposição do futuro curso, como cláusula imposta pelo Edital do MEC, para ser “transformado” num Hospital-Escola. Aí, o Sistema de Saúde da Região “perderia” o Hospital de Russas (secundário) e ainda subtrairia o Hospital-Escola público (terciário a ser edificado).

Parece um equívoco da atual administração de Russas, que através da Lei 1437 de 19 de Agosto de 2013, num esforço quase “hercúleo” ter dado em um forte contributo - o passo mais decisivo à época para que a Universidade Federal do Ceará aqui instalasse o seu Campus com os atuais cursos de Engenharia, tenha neste momento preliminar, manifestado apoio à instalação do um CURSO PRIVADO DE MEDICINA na nossa Região, o que poderá sepultar a instalação de uma faculdade pública pela UFC. “O Município que tiver uma CURSO PARTICULAR de medicina, com chancela do MEC, não poderá mais ser contemplado com um CURSO PÚBLICO”. Independente da posição que UFC/MEC venham adotar sobre o curso de Medicina para Russas, ainda é tempo de a administração municipal repensar a posição preliminarmente assumida.

A Universidade Federal do Ceará que tem agora como Reitor em exercício e candidato para um período de quatro anos o Professor e Médico Dr. Henry Campos, bem poderá em seu plano decenal, incluir Russas como sede de um futuro Curso de Medicina e assim habilitar nosso Município para uma futura expansão federal de Escolas de Medicina. 

O Professor Jesualdo Pereira, homem decisivo, com toda sua equipe na implantação do Campus de Russas como Reitor da UFC e agora como Secretário da SESU (Secretaria de Ensino superior)MEC, poderá ter um papel relevante nesta decisão. (Há uma cláusula no atual Edital que diz “O Município que segundo o MEC estiver na possibilidade de ser contemplado com uma Escola pública de Medicina, não poderá participar deste Edital que versa sobre a implantação de Escolas PARTICULARES de Medicina”).

(A não observância a exigências do Edital em apreço “poderá reprovar” o Município que apoiar a instalação de uma Escola privada). Ao Engenheiro-arquiteto do Campus da UFC-Russas - Professor Lindberg Gonçalves, a gratidão e a esperança da continuidade da luta.

A ESCOLA DE MEDICINA QUE EU QUERO PRA RUSSAS. é uma escola PÚBLICA que concedeu a mim, Zilzo - filho do Macaibinha, a oportunidade gratuita da minha formação acadêmica de médico há 38 anos atrás A Escola de Medicina que eu quero pra Russas é uma Escola para que os Joãozinho’s, os filhos dos Chico’s, das Maria’s, dos alunos das famílias amparados pelo BOLSA FAMÍLIA possam ter oportunidade de estudar numa Escola de Medicina na Região, sem necessidade do(s) FIES’ (vivendo uma dificuldade sem precedentes) e deslocamentos para outros centros.

Por fim. a Faculdade de Medicina que eu quero pra Russas e para as “Aldeias” que nos rodeiam, é uma Escola PÚBLICA GRATUITA, de acesso democrático (ENEM-SISU) e paritário (Escolas públicas e privadas), com a chancela e qualidade da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Fonte: TV Jaguar

0 comentários:

Postar um comentário