quarta-feira, 11 de março de 2015

PGR consegue repatriação de R$ 139 milhões de Barusco

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou nesta quarta-feira (11) a repatriação de R$ 139 milhões pertencentes ao ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. O dinheiro estava depositado em contas na Suíça e foram transferidos para uma conta-corrente da Justiça Federal em Curitiba, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato.

De acordo com os investigadores, o valor é oriundo de propina paga ao ex-gerente em contratos da Petrobras. A quantia se refere apenas a uma parte dos valores a serem repatriados. Após a conclusão do processo, o dinheiro será devolvido para a Petrobras.

Em depoimento prestado ontem (10) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, Barusco disse que está colaborando com o processo de repatriação do dinheiro. O ex-gerente firmou um acordo de delação premiada como o Ministério Público Federal (MPF) em troca de redução de pena. Segundo a investigação, a propina foi recebida no exterior, em contas nos bancos HS Republic, HSBC, Safra, Cramer, Royal Bank of Canada e Delta.

Fonte: Ceará Agora

Internado no Sírio-Libanês, Cid Gomes adia ida à Câmara para explicar declaração

O ministro da Educação, Cid Gomes, encaminhou na manhã desta quarta-feira (11) pedido de adiamento da convocação para audiência na Câmara dos Deputados na qual ele iria explicar a declaração polêmica que deu durante uma palestra a estudantes do Pará. Cid está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de traqueobronquite, sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil e David Uip.

O ex-governador do Ceará está internado desde esta terça-feira (10) e, segundo os médicos, não há previsão de quando receberá alta. O ministro esteve no último fim de semana em um seminário sobre educação na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde a temperatura chegou a 12º C negativos. A mudança climática pode ter influenciado o quadro de saúde do auxiliar da presidente Dilma Rousseff.

Cid já está recebendo medicação e está melhor. Uma nota deve ser divulgada em breve pelo Sírio-Libanês para atualizar o quadro de saúde do ministro.

O titular da Educação foi convocado pelos deputados federais para explicar declarações dadas no dia 27 de fevereiro durante uma visita ao Pará. Na ocasião, ele afirmou a uma plateia de estudantes da Universidade Federal do Pará que a Câmara dos Deputados possui de 300 a 400 membros que "achacam".

Fonte: G1

Esclarecimento sobre o estado de saúde do Prefeito

NOTA

Nesta terça-feira (10), na solenidade de Inauguração da Reforma do CRAS – Planalto, por volta das 19h, o Prefeito Weber Araújo passou por uma sensação de indisposição sendo levado às presas para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Russas. Em seguida, o prefeito foi transferido para Fortaleza para realização de exames detalhados.

Informamos, portanto, que o prefeito encontra-se em plena recuperação e realizando uma bateria de exames.

Agradecemos a preocupação de todos e os manteremos informados!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Russas

Beneficiários do Bolsa Família têm até sexta-feira para fazer Revisão Cadastral

O prazo para revisão cadastral do Bolsa Família, referente a 2014, termina na próxima sexta-feira (20).

Toda família beneficiária do programa precisa fazer a atualização dos dados a cada dois anos, o que garante que o benefício é pago a quem mais precisa.

As famílias que não fizerem a revisão até dia 20 de março terão o benefício cancelado a partir do pagamento do mês de abril.

Para atualizar as informações, o titular do benefício – que tem o nome escrito no cartão de pagamento do programa – deve procurar o setor responsável pelo programa na sua cidade.

É preciso levar os documentos obrigatórios (CPF ou título de eleitor) e algum documento dos familiares, como carteira de identidade, certidão de nascimento das crianças e carteira de trabalho ou de habilitação.

Jovem de Morada Nova que foi tentar a vida em outro estado foi assassinada pelo marido que logo depois se suicidou

No Dia Internacional da Mulher, mais um crime que choca a sociedade. O lavrador Marco Antônio Travezani, 39 anos, residente na comunidade de Guaxuma, interior de Iconha, matou a companheira, Francisca Cibele de Lima Modesto, 24 anos, a facadas.

A Polícia Civil ainda não informou como foi o assassinato de Cibele, há muitas versões para esse crime. Uma delas que o casal brigou pela madrugada e pela manhã, ele teria saído com ela se desentendido dentro do veículo, e deixado-a na pista, quando a mesma chamou um taxi. Ele inconformado com o aviso dela de que iria deixá-lo teria esfaqueado e atirado-a, ainda com vida em uma pirambeira. Ela teria caído no rio e tentado sair, mas morreu no local. A outra informação é que ele tenha a matado dentro do carro, mas o veículo só ficou com manchas de sangue e a faca encravada na porta.

De acordo com informações de um vizinho que não quis se identificar, Marcos saiu de casa por volta das 7h00 acompanhado de Cibele indo em direção a Iconha, o casal parecia normal, ainda o cumprimentou. Cerca de uma hora depois Marcos subiu o morro em alta velocidade e disse para parentes em casa que havia matado a companheira e que iria se suicidar, mas ninguém acreditou. Em seguida viram o corpo dele pendurado em um pé de manga no quintal da casa onde ele morava com Cibele.

Casal brigava

A cabeleireira da vítima, Sheila Teixeira disse que conhecia Cibele há dois anos e meio e que entre as conversas ela dizia que iria se separar, mas o marido era muito possessivo. “Ela era uma pessoa muito boa, tranquila, alegre muito trabalhadeira. Veio da cidade de Morada Nova tentar a vida aqui, infelizmente, teve um relacionamento que não deu certo, depois ela encontrou esse rapaz e foi morar junto. Na última sexta-feira, ela estava muito feliz, fez o cabelo e ia comemorar o aniversário dela. Um dia antes, ela falou com ele que havia alugado uma casa e que iria deixá-lo. Ele começou a chorar agarrado nos braços dela pedia que ela não o largasse”.

Cibele disse a Sheila que eles brigavam e discutiam demais, “ele era muito possessivo e ciumento. Ela ia fazer o cabelo, ele ficava na porta esperando para ver o que ela estava fazendo. Eu tinha certeza que ela queria largá-lo, com certeza, ele deve ter a ameaçado. É muito triste, nós mulheres sofremos muitas ameaças e maus-tratos em casa, por medo a gente não denuncia. Eu também já sofri violência quando era mais nova, só que temos que denunciar procurar a lei para ela haja em nosso favor, temos de procurar ajuda de todo jeito”, lamentou Sheila Teixeira, cabeleireira de Cibele.

A balconista Ildete dos Santos, amiga de Cibele também confirmou que Marcos tinha muitos ciúmes da mulher, e que por isso os dois brigavam muito e ele ainda era usuário de drogas e álcool. Ontem, o casal saiu à noite para beber em um bar em Iconha para comemorar o aniversário de Cibele, que completou 24 anos na última sexta, 06. “No Dia Internacional da Mulher é um absurdo um negócio desses. A menina era alegre, trabalhadeira, cheia de vida, tinha tudo pela frente. Ele era bom para ela, mas era de momento, tinha muitos ciúmes, ele era louco. Ela estava doida para se separar dele, inclusive, ia dividir aluguel comigo, mas eu falava com ela, como eu convivia com os dois, você tem que largar ele e tem que ir embora, se você fica aqui ele vai te matar. Ele já tentou matar uma ex-mulher dele, do jeito que ele é, ele vai matar você. Toda vez que bebia, brigavam. Fazia todos os gostos dela, mas quando bebia via ciúme onde não tinha. Eles ontem saíram para comemorar e aconteceu essa tragédia”, comentou.

Uma prima de Marcos informou que ele havia ligado para ela ontem, quando a mesma estava em Vitória dizendo que estava muito feliz e comprara um bolo para cantar os parabéns a Cibele. Comemoraram e saíram para um bar. Mas na madrugada de hoje Marcos ligou para a mãe que estava em Vitória juntamente com essa prima e disse que havia brigado com Cibele novamente. A mãe não quis falar com a Reportagem, se limitou apenas a dizer que, o filho não podia fazer uma barbaridade dessa e que ela pediu tanto que eles parassem de brigar, mas não teve jeito.

O cabo da Polícia Militar – PM, Pancoto que estava no local do crime disse que infelizmente essa tragédia já era anunciada, pois o casal brigava muito e ele já havia tentado matar uma ex-companheira. Cibele o conhecia e sabia que precisava denunciá-lo e deixá-lo, pois o mesmo era violento. “É mais uma tragédia que poderia ter sido evitada. Se o relacionamento não dá mais certo, tem de se separar e cada um partir para um lado, matar não resolve e se matar também não, um crime horrível, lamentamos muito, pois hoje é um dia para se refletir contra essa violência toda que ocorre no estado contra a mulher”, ressaltou.

Muita indignação por parte das amigas de Cibele que aguardavam a perícia da Polícia Civil desde as 8h00 para remover o corpo, que só foi retirado por volta das 14h30. Depois que Marcos esfaqueou Cibele, a jogou em uma ribanceira de aproximadamente 10 metros de difícil acesso, a beira de um rio, o que corta a cidade de Iconha. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo do local. A Perícia chegou apenas às 13h00, e somente uma hora e meia depois periciaram os cadáveres. Marcos se matou com uma corda no pescoço e ficou até as 15h00 aguardando a perícia. Os dois corpos foram encaminhados para o Departamento Médico Legal (DML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Cibele é natural de Fortaleza e estava no Espírito Santo acerca de cinco anos, segundo uma vizinha ela morava com Marcos há pelo menos um ano e meio.

Marcos já tentou matar uma ex-mulher a facadas com quem também se relacionou, ele respondia processo na Justiça e estava para ser preso, segundo apurou a reportagem.








Com Informações E Fotos Espírito Santo Noticias.

Aprovado projeto que anistia multas de caminhoneiros

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (10/03), projeto de lei que anistia caminhoneiros das multas de trânsito aplicadas por causa do bloqueio de rodovias pelo país feito durante o movimento grevista das últimas semanas. A categoria reivindicava contra o aumento no preço dos combustíveis, o baixo valor do frete e os preços dos pedágios. O texto segue para votação no Senado. O projeto limita a anistia ao período entre 18 de fevereiro e 2 de março deste ano.

O bloqueio durou quase dez dias nas estradas em todo o país no início deste mês. No auge das manifestações, no dia 25 de fevereiro, a categoria bloqueou 129 trechos em 14 Estados -incluindo São Paulo.

“Não é justo penalizar ainda mais os caminhoneiros com multas de trânsito aplicadas por bloqueio de rodovias durante os protestos, uma vez que a culpa pela atual circunstância é do próprio governo”, diz a justificativa do projeto, de autoria do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), da oposição.

A proposta limita os tipos de veículo e as infrações cometidas. O benefício terá validade para os veículos classificados como caminhão, reboque ou semi-reboque, cavalo trator, trator de rodas, trator de esteiras e trator misto.

Segundo deputados, as regras tentam evitar uma espécie de anistia geral para toda e qualquer infração de trânsito ocorrida no período.

No tocante às infrações, serão anistiadas, em todo o território nacional, apenas as multas por estacionamento na pista de rolamento, nos acostamentos, nos cruzamentos ou por impedir a movimentação de outro veículo, bem como o bloqueio da via com o veículo.

Fonte: Ceará Agora

Copa do Nordeste: Ceará derrota o River/PI e segue vivo na competição


Para conquistar ontem à noite, sua segunda vitória na Copa do Nordeste e encaminhar a vaga para a 2ª Fase, o Ceará praticamente repetiu o roteiro e o desfecho da primeira, contra o Botafogo/PB, no mesmo Estádio Presidente Vargas, por 1 a 0, com gol nos minutos finais.

Se contra os paraibanos o Vovô precisou de um gol de Magno Alves aos 40 do 2º tempo, ontem diante do River/PI, também no PV, o drama foi ainda maior e o gol só saiu aos 46/2ºT, com o atacante Marinho.

A atuação não foi de brilhar os olhos da torcida alvinegra, mas o Ceará conseguiu uma importante vitória, o deixando na liderança provisória do grupo com 9 pontos, um a mais que o Fortaleza, que joga hoje à noite, contra o Botafogo/PB, no Almeidão, em João Pessoa.

 
 
Na última rodada do grupo D, o Ceará decidirá a 1ª colocação do grupo com o rival Fortaleza, no dia 18, no Castelão, às 22 horas, por uma vaga direta, mas com a pontuação atual, as chances de classificação como um dos três melhores segundo colocados é provável.

Quem também respirou aliviado com a vitória foi o técnico Silas, já que sua equipe não jogou bem, um novo tropeço após perder um clássico para o Fortaleza, poderia já pressionar o trabalho do treinador. Ele e o time chegaram a ser vaiados em certos momentos da partida.

A torcida alvinegra, aliás, compareceu com mais de 5 mil pessoas, após a derrota para o Fortaleza e segurou até onde pôde as vaias ao time, que fez um primeiro tempo decepcionante, certamente o pior do ano.

Com Magno Alves poupado, no banco de reservas, a maior referencia técnica do elenco, o time finalizou pouco na etapa inicial, o meio campo esteve confuso e o resultado ao final dos 45 minutos iniciais foram de muitas vaias da galera.

Alívio

Na etapa final, o Ceará voltou, mais ainda assim, abaixo do esperado, com o River dominando as ações e mais perigoso.

Só após a entrada de Magno Alves e Marinho, o Alvinegro melhorou na partida e passou a pressionar o River, que àquela altura já estava satisfeito com o empate e retardava o jogo, irritando a torcida alvinegra.
O retardo de jogo fez o árbitro acrescentar 6 minutos, e o River pagou pela 'cera'. Aos 46 minutos, Ricardinho jogou para área, Magno Alves desviou, e Marinho cabeceou para marcar o gol da vitória alvinegra, para alívio e delírio da torcida no PV.

Jogadores ressaltam importância do resultado

O semblante dos jogadores do Ceará, após o apito final do jogo de ontem, era de alívio, afinal, um empate contra o River poderia forçar o Vovô a vencer o Clássico-Rei com o Fortaleza para avançar de fase.
O volante Uillian Correia ressaltou o espírito de luta da equipe, ainda que a atuação não tenha sido a esperada pela torcida.

"Vínhamos de uma derrota em um clássico e precisávamos muito vencer para dar a volta por cima. Conseguimos, com muito espírito de luta, e essa vitória no coloca vivos nessa competição tão difícil", declarou.

O atacante Marinho, herói da vitória, comemorou seu primeiro gol com a camisa do Ceará. "O jogo estava difícil, víamos a dificuldade no primeiro tempo. O professor me chamou no primeiro instante, depois mandou eu voltar para o banco, mas pude entrar depois e a oportunidade apareceu. Marquei um gol tão importante, de uma vitória tão importante para o Ceará".

Na bronca

Mesmo aliviado com a vitória, o técnico Silas criticou a postura do adversário na partida. "Hoje, tínhamos que ganhar ou ganhar. Vencemos como foi no outro jogo, na superação. Só que o Botafogo veio para jogar e o River não. Ele não merecia sair com um empate, veio para ludibriar o árbitro e quase conseguiu".



Vladimir Marques
Repórter
 
Fonte: DN

“Açude inteligente” construído pela Ematerce começa a sangrar

Um “açude inteligente” construído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no Interior do Estado começou a sangrar. A informação foi passada pelo ex-presidente da Ematerce, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta através do blog do jornalista Crisanto Teixeira. Segundo ele o reservatório especial fica localizado na localidade de Barra do Bento, na zona rural de Canindé.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, idealizador do projeto dos “açudes inteligentes”, o primeiro deles a sangrar, de cerca de 100 construídos no Ceará, tem capacidade para um milhão de metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades da comunidade por até dois anos. Além de Canindé, unidades desse modelo de barragem foram construídas em Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro.

“O açude inteligente é aquele que construímos nos boqueirões, aproveitando a topografia do Ceará, por demais generosa. Assim, o açude enche rápido e seca devagar, possibilitando, que o precioso liquido esteja disponível para as comunidades nos períodos de maior escassez de água. Trata-se de uma tecnologia genuinamente cearense de convívio com a seca”, explica o idealizador do projeto,  José Maria Pimenta.

Foto: Crisanto Teixeira
Fonte: RN

Maria Isis ficará rica e se tornará sócia da Império

Depois da morte de José Alfredo (Alexandre Nero), Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) vai se tornar sócia da Império. Isso acontecerá caso o autor, Aguinaldo Silva, mantenha a versão entregue ao elenco na última quarta-feira, 4.

Antes de ir a um galpão abandonado tentar resgatar Cristina (Leandra Leal), que terá sido sequestrada por José Pedro (Caio Blat), o comendador passará na casa da ninfeta. O empresário se desculpará por estar ausente e prometerá que, em breve, eles terão “todo o tempo do mundo”. Então, vai tirar um envelope do bolso e pedirá que a moça guarde. Ela perguntará o que é aquilo.

- Você vai saber quando puder abrir – responderá o milionário.

- E quando vai ser?

- Não é “quando”. É “se”… Só pode abrir se me acontecer alguma coisa.

– O que está rolando, Zé? Sem mistérios, abre o jogo.

Ele ficará calado e apenas dará um beijo apaixonado na jovem. Em seguida, reforçará que a ama e dirá que volta logo.

Mais tarde, Isis sairá para acompanhar exames médicos do pai num hospital e contará o que aconteceu para a mãe. Magnólia (Zezé Polessa) insistirá para a filha abrir o envelope, mas ela garantirá que não vai trair a confiança do empresário.

Porém, Robertão (Rômulo Neto) chegará e avisará que leu na internet sobre o sequestro de Cristina. Assustada, Isis cederá à pressão da mãe e irá para casa ler o bilhete. Ela descobrirá que José Alfredo vai lhe deixar uma fortuna caso morra.

- Só não entendo porque o Zé fez tanta questão de me entregar esse documento logo hoje – refletirá a jovem.

- Ele sabia que isso podia ser uma despedida, filha. Não leu o blog do Téo (Paulo Betti)? Ele vai encarar gente ruim.

Isis começará a chorar e será consolada pela mãe. Horas depois, ela saberá que o comendador morreu. Após a cremação, a ninfeta viajará com Maria Marta (Lilia Cabral), Maria Clara (Andreia Horta) e Cristina (Leandra Leal) até o Monte Roraima para jogar as cinzas do empresário lá.

Quando voltarem, a milionária anunciará numa reunião que, de acordo com o documento deixado pelo ex-marido, Isis se tornou uma das sócias da Império.

Fonte: http://ultimofuxico.com.br

Coronel Wellinton Alves assumiu o comando do 1º BPM sediado em Russas

Assumiu o comando do 1º BPM, na segunda-feira, 09, Ten. Cel. José Wellington Alves da Silva . Apesar do trabalho do Cel. Wellington ser considerado satisfatório em Juazeiro do Norte, comandando o 2º BPM o comando geral da PM-CE fez algumas mudanças de praxe em algumas comandos.

O Cel. Paiva que estava em Russas assumiu o comando do 10º BPM em Iguatu. E o Cel. Paulo Hermann que estava em Iguatu assumiu o comando de Juazeiro do Norte.

Nossas boas vindas ao novo comandante. Que ele possa realizar um excelente trabalho em toda área do 1º BPM.

Fonte: RN

Idoso é assassinado a bala em Russas



Um senhor de 62 anos de idade foi executado a bala nesta terça-feira, 10 de março, por volta das 18h30min, na Rua Vasco da Gama, bairro Várzea Alegre, periferia da cidade de Russas, estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar, o agricultor José Airton de Lima, conhecido por Panelada, natural de Russas, que residia no endereço acima citado, estava sentado em frente a sua residência quando foi atingido por vários disparos de pistola calibre 380, a maioria na região da cabeça, vindo a óbito imediatamente no local.

Não há informações sobre a motivação do crime e ninguém soube ou quis prestar esclarecimentos sobre seu (s) autor (es).

Policiais atenderam a ocorrência e encontraram nas proximidades do corpo da vítima aproximadamente 15 cápsulas deflagradas de pistola calibre 380. Diligências foram realizadas na tentativa de identificar e prender o (s) envolvido (s) no sinistro, mas até o momento sem êxito.

Informações: 1º BPM
Fotos: Erivando Lima

terça-feira, 10 de março de 2015

Governo vai distribuir dessalinizadores para 220 comunidades cearenses

O Governo do Estado vai distribuir para 220 comunidades rurais de 45 municípios cearenses equipamentos para dessalinização de água de poços artesianos para consumo humano. Os equipamentos serão adquiridos com recursos do Programa Água Doce, do Governo Federal, beneficiando cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas”, ou seja, pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios.

Serão investidos R$ 44 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual. A ordem de serviço para o início das obras será assinada no próximo dia 19, dia de São José, pelo governador Camilo Santana.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o “Água Doce” vem se somar a iniciativas já desenvolvidas pelo Ceará para atender às comunidades rurais que são comumente as mais carentes. “Esses equipamentos (dessalinizadores) se somam a outras iniciativas como as cisternas, pequenos açudes, barragens subterrâneas que têm sido implementadas para oferecer ao sertanejo de água de qualidade.”

Para o coordenador Nacional do Água Doce, Renato Saraiva, “não se trata de um programa de obras, mas sim de um processo de implantação de políticas públicas perenes de acesso a água de qualidade”. “No total, serão beneficiadas até 2016, 1,2 mil comunidades em todo o Nordeste (à exceção do Maranhão) e em Minas Gerais. “Ressalte-se que os convênios não se limitam à construção e implantação dos sistemas de dessalinização, mas asseguram também recursos para a manutenção desses sistemas”, detalha.

Fonte: Ceará Agora

Colisões frontais reduzem 56% nos dois primeiros meses de 2015

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF), o número de acidentes com colisões frontais – que ocasionam 30% das mortes nas estradas do país – reduziu em 56% nos dois primeiros meses de 2015. O número de feridos gravemente em acidentes também reduziu em 47% no mesmo período.

No trecho urbano da BR-116 em Fortaleza, onde ocorre o maior número de acidentes de todas as rodovias federais brasileiras, a redução no número de colisões foi de 40%. A PRF acredita que a redução se deve ao aumento do valor da multa para ultrapassagens irregulares em 2014, que subiu para R$ 1.915. O condutor flagrado reincidindo nos 12 meses seguintes, terá a multa dobrada, alcançando o valor de R$ 3.830,80.

Em janeiro e fevereiro de 2015, o número de multas por infrações às ultrapassagens indevidas saltou de 3.546, no ano de 2014, para 3.762 em 2015, correspondendo um aumento aproximado de 6,09%. Para a PRF o número é preocupante, pois mostra a falta de respeito do usuário com a sinalização horizontal e vertical nas vias, potencializando os riscos de sérios acidentes que ceifam vidas e mutilam famílias em nosso estado.

Fonte: Ceará Agora

Aeromoça ameaçava se separar caso marido voltasse a se drogar, diz irmão

A comissária de bordo Michelli Martins Nogueira havia ameaçado se separar do marido, Julio Cesar Arrabal, caso ele voltasse a se drogar, afirmou o irmão dela. "Ela falou para ele que se ele voltasse a usar [droga], ia largar dele", disse o fisioterapeuta Gilson Alves Nogueira nesta terça-feira (10).

O corpo de Michelli foi encontrado dentro de uma mala na represa de Atibainha, em Nazaré Paulista (SP), por volta das 19h desta segunda, após uma denúncia anônima.

O principal suspeito do crime, segundo a polícia, é Arrabal, encontrado horas depois morto enforcado por um cinto na casa onde viva o casal, que estava junto há 10 anos.

No local, a Guarda Municipal achou uma faca suja de sangue, uma garrafa de vodca quase vazia e vestígios de consumo de drogas, de acordo com boletim de ocorrência (BO).

"Não teria como falar que foi outra pessoa. A gente acredita sim que seja ele", diz Gilson.

Dependente químico

Segundo os familiares de Michelli, que estiveram na casa da vítima na manhã desta terça, Julio Arrabal usava cocaína e chegou a ficar alguns meses internado em uma clínica de reabilitação no ano passado.

O irmão acredita que Michelli pode ter flagrado o marido usando drogas quando chegou de viagem no sábado (7).

"A gente acredita que nesse momento que ela chegou da viagem, encontrou ele com droga (...) ela deve ter mandado ele embora. Eu acho que nesse momento ele acabou discutindo com ela", diz Gilson.

Segundo o outro irmão de Michelli, o motoboy Daniel Alves Nogueira, o cunhado não aceitava terminar o relacionamento.

"Ele não aceitava a separação. Para mim, é um covarde. Se queria se matar, se matasse sozinho. Para que levar minha irmã junto? Minha irmã dava tudo pra ele", afirma Daniel.

Cena do crime

Dentro da residência, a polícia encontrou vestígios de sangue no quarto, manchas no lençol, travesseiro e pelo chão da casa. Remédios de venda controlada também foram achados em uma caixa, mas a polícia não soube precisar quem tomava a medicação.

O fisioterapeuta desconfiou do cunhado quando foi até a casa, na noite desta segunda, após ter recebido a notícia de que havia acontecido algo com a irmã em Nazaré Paulista.

Depois que o carro de Arrabal foi identificado no radar da cidade e o corpo de Michelli foi achado na mala, o delegado entrou em contato com a Guarda Municipal de Americana, onde trabalha um terceiro irmão de Michelli. Ele pediu a Gilson que fosse até a residência da aeromoça.

"O rádio estava ligado e a luz estava acesa. Chamei, chamei, mas ninguém atendeu", conta Gilson.

Família não desconfiava de problemas

Segundo o fisioterapeuta, ninguém desconfiava que o casal tivesse problemas, pois o cunhado tratava Michelli bem. Porém, Gilson já havia brigado com o cunhado por ele ter gritado com a irmã.

"Eu mesmo cheguei a brigar com ele porque uma vez ele gritou com ela dentro de casa. Eu fui e falei com ele 'não vai gritar com a minha irmã dentro da minha casa'. Aí ela entrou no meio e defendeu ele", afirma Gilson.

Durante a investigação na madrugada, conduzida pelo delegado José Henrique Ventura, da Seccional de Bragança Paulista (SP), que abrange Nazaré, os irmãos descobriram que a aeromoça já tinha registrado boletins de ocorrência contra o marido, mas não sabem os motivos.

Sem notícias desde sábado

A aeromoça era esperada em um churrasco na casa de parentes no sábado. Segundo Daniel, desde então a família tentava contato com ela, sem sucesso, e achavam que a irmã poderia ter viajado com o marido.

"Não deu informação. Começamos a ligar, não atendia. Aí ontem [segunda], ligamos novamente e recebemos uma mensagem pelo Whatsapp, [dizendo] que estava tudo bem com ela. Mas na verdade acredito que era ele que estava falando com a gente, não era ela mais. Acho que ela já estava morta. 

Michelli era uma pessoa doce, maravilhosa. Ela arrancava a roupa do corpo para dar para você, se fosse preciso", conta o irmão da aeromoça.

Investigações

Todos os materiais encontrados dentro da casa foram recolhidos pelo Instituto de Criminalística (IC) de Americana (SP).

Nesta terça-feira, o delegado responsável pelo caso deve começar a ouvir as testemunhas e parentes da comissária para reunir provas. Ventura acredita que o crime está quase esclarecido.

"Há algumas evidências quando você percorre o caminho entre o crime e o criminoso. O carro estava em frente à casa do suspeito com uma luz acesa, e o homem estava pendurado e enforcado, com marcas de sangue dentro da casa", afirmou o delegado.

Mala onde estava corpo da aeromoça (Foto: Edison Temoteo/Futura Press/Estadão Conteúdo)
 Fonte: G1





Cresce a procura por vagas para o I Congresso de Educação Física do Vale do Jaguaribe



Com a proximidade da data de realização do I Congresso de Educação Física do Vale do Jaguaribe cresce aceleradamente a procura das pessoas  por  vagas para participar do evento, que acontecerá durante o período de 19 à 21 de março em Limoeiro do Norte.

O Congresso será promovido e organizado pelo Centro Limoeirense de Ensino e Capacitação de Profissionais – FIVALE, que certificará cada participante desse mega evento da Região Jaguaribana. 

Várias cidades do Ceará e até do vizinho estado do Rio Grande do Norte já confirmaram presença antecipada no evento. Além de Limoeiro do Norte, participarão do Congresso as cidades de Morada Nova, Itaiçaba, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Fortaleza, Aracati, Icapuí, Jaguaruana, Quixadá, Iracema, Ocara, Pacajus, Caucaia, Saboeiro, São João do Jaguarube, Pereiro e Baraúna-RN.

Os interessados deverão procurar a coordenação do evento diretamente na sede da FIVALE, localizada no antigo Liceu, centro de Limoeiro do Norte, ou ligar pra os números;  (88) 9909  6080, (88) 9956 5089 e (88) 9956 5085.

Não perca tempo garanta sua vaga e venha participar desse mega evento de capacitação profissional.

Acidente entre dois helicópteros deixa 10 vítimas, entre elas atletas olímpicos

Um improvável acidente entre dois helicópteros, que ocorreu nesta segunda-feira (9), por volta das 17h, chocou o mundo. A colisão entre as duas aeronaves aconteceu perto da cidade de Villa Castelli, próxima à cordilheira dos Andes, a cerca de 1.170 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires, capital argentina, deixando 10 mortos. De acordo com autoridades locais, o tempo não teria sido a causa do acidente, que teria ocorrido em minutos.

Oito das vítimas eram franceses, entre eles, os atletas olímpicos Camille Muffat (nadadora campeã nos Jogos Olímpicos de Londres 2012) e Alexis Vastine (lutador de boxe medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim-2008) e a velejadora Florence Arthaud (conhecida na França como "a Noiva do Atlântico"). As outras duas pessoas eram argentinas, possivelmente, os pilotos.  

O grupo fazia parte das gravações do reality show "Dropped", em que dois times de celebridades - neste caso, atletas da elite - são deixados em um lugar inóspito com o desafio de encontrarem a civilização.O nadador olímpico francês Alain Bernard, que também faz parte do programa, está vivo, segundo o seu agente e a sua mãe. O ex-jogador de futebol francês Sylvain Wiltord, outro integrante da atração, é outro que está a salvo.

As gravações começaram em fevereiro, em Ushuaia, na Argentina, e seguiram para regiões como a área glacial da Patagônia. Depois, o programa seguiu para La Rioja, com cenários de montanhas, popular entre turistas.

Fonte: DN

Alto Jaguaribe é a região hidrográfica com maior volume d'água armazenado

As chuvas no Ceará tem sido constantes nos últimos dias. Diante da crise hídrica que passa o Estado, as precipitações registradas tem sido comemoradas pelos agricultores. Por regiões hidrográficas, os maiores volumes de água armazenados estão no Alto Jaguaribe (38,7%), Serra da Ibiapaba (22,4%) e  Metropolitana (22,3%).

O Ceará acumula um volume total de 19,1%. O açude Gavião, no município de Pacatuba e que integra a Bacia Metropolitana, tem 98,08% de água acumulada. Por outro lado, 129 açudes ainda estão com volume abaixo de 30%.

Para esta terça-feira (10), a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com períodos de chuva. No momento, a temperatura na Capital cearense é de 24ºC.

Fonte: CN7

Caminhão derruba árvore sobre oito motos em Fortaleza


Um carro e oito motos foram danificados na tarde desta segunda-feira, 09, após um caminhão derrubar uma árvore no cruzamento da Rua Monsenhor Bruno com Avenida Santos Dumont, em Fortaleza.

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) foi acionada para a retirada da árvore. A Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) também enviou uma equipe para orientar os motoristas.

Fonte: Ceará Agora

Dengue hemorrágica faz sua primeira vítima em 2015

Barbalha. O primeiro caso de morte por dengue hemorrágica no Estado foi confirmado neste município. A vítima foi a universitária Josilene dos Santos Pereira, 19 anos, que faleceu no último dia 25 de fevereiro, no Hospital São Vicente de Paula, onde permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade por cinco dias.


A confirmação da morte da estudante por dengue hemorrágica foi feita pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), no último Informe Semanal, expedido pela pasta. Antes da confirmação, porém, profissionais de saúde do Município apontavam a possibilidade da morte da jovem ter sido ocasionada por leptospirose.

Conforme familiares da vitima, a jovem começou a passar mal em casa e teria buscado ajuda médica por várias vezes em postos de saúde do Município antes de ter sido internada. A morte da universitária causou grande comoção na Cidade.

Dezenas de pessoas acompanharam o sepultamento da jovem no cemitério público municipal. Muitos cobravam esclarecimentos em relação à causa da morte da estudante, enquanto que outras pessoas comentavam sobre casos suspeitos de dengue em bairros periféricos da cidade.

No Ceará, os primeiros casos de dengue surgiram no ano de 1986. Conforme dados da Sesa, nas quase três décadas de notificação da doença no Estado, foram registradas pelo menos seis epidemias da doença nos anos de 1987, 1994, 2001, 2008, 2011 e 2012. As epidemias mais graves teriam sido as 1994, quando foram confirmados os primeiros casos de dengue hemorrágica; em 2008, por causa do grande número de confirmações do tipo grave da doença e em 2011, por conta da grande quantidade de casos clássicos constatados.

Em 2013, a dengue atingiu 100% dos municípios cearenses. Naquele ano, 54.945 casos de dengue foram confirmados. Deste total, cerca de 30% das vitimas acabaram falecendo por causa da doença. Já no ano passado, foram constatados 18.116 casos de dengue em vinte e duas diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

A doença atingiu 146 municípios, o que representou 79,3% do total de 184 municípios do Ceará. Os dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará revelam, ainda, que em 2014 foram notificados 306 casos do tipo grave da doença, com suspeita de 73 óbitos. Deste total, 280 casos e 49 mortes foram confirmados, sendo 220 casos de Dengue com Sinais de Alarme e 62 casos de dengue grave.

Os números apontaram um aumento de 46% dos casos graves confirmados, comparados ao mesmo período de 2013. Também ficou confirmada uma redução de 39% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dos casos graves confirmados, em 2014, municípios interioranos responderam por 53,2% de Dengue com Sinais de Alarme e cerca de 60,0% por dengue grave.

Atualmente, no Ceará, casos de suspeita de dengue atingem cerca de 117 municípios, o que corresponde a 64% de todo o território cearense. Notificações de casos confirmados da doença já foram repassadas à Sesa por 54 municípios. Já os casos confirmados de dengue em sinal de alerta atingem 8% do Ceará, enquanto que apenas 36% dos municípios que compõem o Estado não apresentaram nenhuma notificação de suspeita de casos.

Suspeitas

Somente no período de 4 de janeiro a 7 de março deste ano, já foram notificadas mais de 4.500 suspeitas de dengue no Estado. Com relação aos casos graves, foram constatados 26 casos de Dengue com Sinais de Alarme (DCSA) nos seguintes municípios: Barbalha (4), Fortaleza (12), Aracati (2), Caucaia (2), Itaitinga (2), Limoeiro do Norte (1), Eusébio (1), Maracanaú (1) e Porteiras (1). No período, também foram notificados três óbitos suspeitos. Além da confirmação de morte por dengue hemorrágica em Barbalha, outros dois casos, notificados pelo município de Fortaleza, permanecem em investigação sorológica.

Sobre a situação da doença no município de Barbalha, a reportagem tentou ouvir a secretária de Saúde daquele município, Desiré de Sá Barreto. Por telefone, uma funcionaria de nome Sônia informou, no entanto, que a secretária não falaria sobre o assunto e que não havia autorização para que nenhum funcionário ou coordenador de setor da pasta se manifestasse em relação aos casos suspeitos de dengue no Município, bem como sobre quaisquer ações realizadas na tentativa de barrar o crescimento do número de casos da doença. A reportagem tentou, ainda, ouvir o prefeito José Leite Gonçalves Cruz. O telefone celular do gestor estava desligado ou fora da área de cobertura.

Mais informações

Secretaria de Saúde de Barbalha
Telefone (88) 3532.1275
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará
Telefone (85) 3101.4366

Roberto Crispim
Colaborador
Fonte: DN