quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CE é o 4º com mais municípios em situação de emergência

O Ceará ocupa a quarta posição em número de municípios em situação de emergência devido ao agravamento dos efeitos da estiagem. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 808 cidades brasileiras estão com reconhecimento federal vigente por situação de emergência devido ao período de chuvas abaixo da média. O Ceará está com 112, atrás de Paraíba (197), Rio Grande do Norte (153) e Pernambuco (125). Outros 10 estados compõe a lista.

Os números são menores em relação aos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que reconhece atualmente 129, o que representa 70% dos municípios cearenses. Isso acontece porque o reconhecimento federal só é realizado após decreto oficial de emergência ou calamidade pública dos estados ou municípios e envio de solicitação à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração e tem como finalidade o apoio federal para ações emergenciais.

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Cleyton Bezerra, nesse momento, o número de cidades nessas condições não deve aumentar no primeiro semestre porque se espera uma estação chuvosa, mesmo que o prognóstico aponte abaixo da média. A realidade, no entanto, deve se agravar no segundo semestre.

O coronel explica que, apesar da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco estarem à frente, a situação cearense é mais crítica se compararmos a reserva hídrica do Estado, que é apenas 6,6%, segundo a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogehr). "O Ceará tem menos água. Se não chover esse ano, não me pergunte como vai ser 2017 que eu nãos sei lhe responder", preocupa-se.

Para o analista de desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nicolas Sabre, mesmo se chovesse acima da média, não é possível recuperar uma segurança hídrica em frangalhos com os últimos cinco anos de seca. Ele ressalta que, se comparado a 2012, quando o Estado chegou a ter 178 municípios em situação de emergência, houve uma melhora no cenário.

"O que acontece é que tínhamos um ano de seca a cada década. Agora há uma inversão. A tendência é termos nove anos de seca e um de chuva. E o que nos preocupa é que é preciso mudar o modelo de gestão de água, que é bastante concentrado. Não dá mais para continuar apenas com ações emergenciais. A seca não é emergencial. Precisamos apostar no que só agora o Ceará está fazendo, que são as ações estruturais. Estamos tendo que correr para reverter o prejuízo", criticou o especialista, que reconhece alguns esforços, como as ações de dessalinização da água do mar, a perfuração da bateria de 42 poços no Pecém e os esforços para diminuir as percas de água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

0 comentários:

Postar um comentário